Caixa inicia pagamentos do vale-gás. Confira os valores e datas

O valor continua sendo 100% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg

O mês de abril chega com boas notícias do governo federal sobre a inclusão de um adicional de R$ 102 ao Bolsa Família, correspondente ao Vale Gás, oferecido bimestralmente.

Este incremento representa um reforço significativo no orçamento das famílias carentes, contribuindo para a melhoria de suas condições de vida. O depósito retorna para 5,5 milhões de pessoas. 

O vale-gás, programa do governo federal que subsidia a cada dois meses a compra de botijões por famílias de baixa renda, será pago em uma nova  rodada de pagamentos da parcela referente ao mês de abril. 

O calendário de pagamento segue o mesmo cronograma do Bolsa Família e ocorre pela Caixa Econômica Federal. O benefício foi uma forma encontrada para diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.

Dessa forma, os pagamentos ocorrem nos últimos 10 dias úteis de cada mês, sendo a data de pagamento atrelada ao final de NIS do beneficiário. A primeira parcela será disponibilizada em 17 de abril (veja calendário abaixo). 

Destaques sobre *** por e-mail

De acordo com a regra, o auxílio será pago no limite de 1 (um) benefício por família beneficiária, em meses alternados, no valor  que representa 100%  da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

O Auxílio  Gás segue as mesmas regras do atual Bolsa Família, e destina-se às famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Em outras palavras, o benefício de transferência direta e indireta de renda é voltado para garantir uma renda básica para as famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Todavia, para ter direito ao recebimento do benefício, é necessário que essas famílias estejam cumprindo os requisitos exigidos pelo programa, como a inscrição no Cadastro Único.

Atualmente, o Governo Federal está realizando um pente-fino para descontinuar o pagamento indevido do benefício a um determinado grupo de pessoas.

Se estabeleceu um prazo para saída voluntária de segurados indevidos que, inadequadamente, recebem o Bolsa Família e, assim, eles não terão responsabilidade.

Uma dúvida comum entre os beneficiários do Bolsa Família é se eles podem, ao mesmo tempo, receber também o Vale Gás. A resposta é sim! 

Inclusive, os beneficiários do Bolsa Família têm prioridade no recebimento do Vale Gás, e os dois benefícios possuem praticamente os mesmos critérios de recebimento.

Um dos critérios comuns para que a família receba o Vale Gás e o Bolsa Família, é de que todos os membros estejam com inscrição atualizada a cada 2 anos no Cadastro Único.

Calendário de do Auxílio Gás de abril

O pagamento do Auxílio Gás acontece a cada dois meses pela Caixa Econômica Federal, conforme calendário de pagamentos do programa Bolsa Família.

Portanto, o pagamento retorna agora em abril. Confira as datas:

  • NIS com final 1: 17 de abril;
  • NIS com final 2: 18 de abril;
  • NIS com final 3: 19 de abril;
  • NIS com final 4: 22 de abril;
  • NIS com final 5: 23 de abril;
  • NIS com final 6: 24 de abril;
  • NIS com final 7: 25 de abril;
  • NIS com final 8: 26 de abril;
  • NIS com final 9: 29 de abril;
  • NIS com final 0: 30 de abril.

Como consultar?

Assim, para você saber se vai poder receber o Auxílio Gás, poderá fazer uma consulta pelos seguintes canais:

  • Aplicativo Bolsa Família;
  • Aplicativo Caixa Tem;
  • Ligação para a Caixa Econômica Federal: número 111;
  • Ligação para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social: número 121. 
  • O repasse é de 100% do valor médio do botijão de 13 quilos às famílias.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis