Governo confirma retorno do Auxílio-gás na segunda, 11
Governo Federal confirmou que vai retomar pagamentos do Auxílio-gás nacional na próxima segunda-feira (11). Veja detalhesO governo federal confirmou oficialmente que vai retomar os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional nesta segunda-feira (11). Nesta data também serão retomadas as liberações do Bolsa Família, seguindo a lógica estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Em dezembro, os pagamentos dos dois benefícios sociais serão adiantados para que todos os usuários consigam receber o saldo antes das festas de final de ano. O plano do governo federal é que todos estejam com o saldo nas contas até o dia 22 de dezembro.
Por esta lógica, a decisão do Ministério foi por pagar o saldo nos 10 últimos dias antes do natal. Para saber o dia exato do seu recebimento, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 11 de dezembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 12 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 13 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 14 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 15 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 18 de de dezembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 19 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 20 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 21 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 22 de dezembro (sexta-feira).
Antecipações
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, algumas pessoas poderão receber o saldo do Auxílio-gás nacional de maneira antecipada. Estamos falando de pessoas que residem em cidades que estão oficialmente em situação de calamidade pública.
Assim, se você é usuário do Auxílio-gás nacional, e reside em uma cidade que comprovadamente está sentindo os efeitos de um desastre ambiental, como uma seca ou uma chuva forte, você poderá receber o saldo de maneira antecipada.
De acordo com o Ministério, para estas pessoas, a liberação do Auxílio-gás nacional deste mês de dezembro deve ocorrer já na segunda-feira (11), para todos os grupos, independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada um deles.
O valor do Auxílio-gás
O governo federal também confirmou que neste mês de dezembro vai liberar o valor de R$ 104 por família. Este saldo é unitário, e independe do número de pessoas que residem em uma mesma casa. Todos os usuários deverão receber os R$ 104 de maneira automática.
Vale lembrar que este valor corresponde a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. Este patamar foi definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), e é o menor já liberado desde o início do ano.