MDS apresenta Novo Cadastro Único
O evento de lançamento ocorreu em Brasília, contando com a participação do ministro Wellington Dias e da ministra Esther DweckNa última terça-feira, dia 18, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) apresentou o Novo Cadastro Único (CadÚnico) com um sistema reformulado. Com suas inovações, o governo se compromete a tornar o atendimento mais eficiente, reduzindo a burocracia e promovendo uma maior conexão com outras bases de dados do governo federal.
O evento de lançamento ocorreu em Brasília, contando com a participação do ministro Wellington Dias, responsável pelo Desenvolvimento Social, e da ministra Esther Dweck, que atua na Gestão e Inovação.
O novo sistema automatiza o preenchimento das informações das famílias, minimizando a ocorrência de erros no cadastro e facilitando o processo tanto para os operadores quanto para os beneficiários.
De acordo com o MDS, a integração de dados que antes levava de dois a três meses poderá ser concluída em poucos dias, utilizando processos automáticos e rotineiros.
Como funciona o CadÚnico
Para ter acesso a programas sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e descontos na conta de luz, é imprescindível estar registrado no CadÚnico. No total, 48 programas federais estão interligados a essa base.
Na prática, a modernização permitirá que os funcionários do governo preencham os dados das famílias atendidas de forma mais ágil. O operador precisará apenas do CPF do beneficiário para processar automaticamente informações como data de nascimento, óbito, Previdência Social, entre outros.
Além disso, o novo sistema incluirá uma plataforma voltada para gestão de riscos e monitoramento, visando garantir a eficiência dos serviços e prevenir fraudes, tanto cibernéticas quanto de outros tipos.
Esse portal também oferecerá ferramentas para capacitação, geração de relatórios analíticos e gestão de riscos.
A base de dados do CadÚnico será armazenada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).
O Cadastro Único para Programas Sociais é uma ferramenta do governo brasileiro destinada à coleta de dados e informações, com o propósito de identificar todas as famílias de renda baixa no país, visando sua inclusão em programas de assistência social e na redistribuição de renda.