Vale gás volta a ser pago em outubro
Os pagamentos bimestrais do Programa Vale Gás foram implementados desde o início do programa, em dezembro de 2021O programa Auxílio-gás Nacional é considerado um dos principais programas de transferência de renda no Brasil. Segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento Social, mais de 5 milhões de pessoas têm direito ao benefício.
O programa ocorre a cada dois meses. Na prática, isso indica que o benefício é distribuído a cada dois meses. Portanto, se a última liberação foi em agosto, a próxima não será em setembro, mas sim no mês seguinte, em outubro.
Os pagamentos bimestrais foram implementados desde o início do programa, em dezembro de 2021. Autores do projeto acreditam que um único botijão de gás seria mais que adequado para durar dois meses inteiros. Portanto, os benefícios são liberados a cada dois meses.
O benefício do Auxílio-gás nacional ainda pode ser solicitado por cidadãos que ainda não receberam, podem solicitar para receber o pagamento em outubro.
Observe que não há um formulário direto para se inscrever no programa de Auxílio-gás nacional. Para se qualificar para o benefício, apenas é necessário que o cidadão possua uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico e uma renda per capita de até meio salário mínimo.
Além disso, é necessário que o cidadão more com pelo menos um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS.
Se ainda não estiver inscrito no programa nacional de Auxílio-gás, recomendamos que entre em contato com a prefeitura da sua cidade para se informar sobre o procedimento de cadastro no Cadúnico local.
Problemas com o planejamento financeiro
A falta de pagamento do Auxílio-gás nacional neste mês de setembro pode preocupar alguns beneficiários, especialmente considerando o intenso debate em torno do orçamento destinado ao programa.
Recentemente, diversos portais de notícias noticiaram que o governo federal teria reduzido uma parte do orçamento destinado ao Auxílio-gás nacional. Essa é uma indicação válida para 2025.
O governo federal enviou ao congresso nacional um plano de orçamento que aborda exclusivamente os repasses previstos para o próximo ano. Para 2024, tudo já havia sido planejado no ano anterior e continuará válido.
Como mencionado anteriormente, as liberações do Auxílio-gás nacional devem retornar regularmente no próximo mês de outubro, com outra liberação prevista para dezembro.
Novas reuniões devem ser agendadas entre membros do Ministério da Fazenda e do poder executivo até o ano de 2025. O objetivo é chegar a um consenso sobre o destino do Auxílio-gás nacional. Há incertezas em relação à quantidade de indivíduos elegíveis para receber o saldo, assim como sobre a forma de pagamento do benefício.
Pagamentos de setembro
Neste mês de setembro, o governo federal irá manter somente os pagamentos do Bolsa Família. Aqui está o calendário completo de liberações para sua consulta:
Beneficiários com o NIS final 1 receberão seus pagamentos na terça-feira (17)
Beneficiários com o NIS final 2 receberão o benefício na quarta-feira (18)
Beneficiários com o NIS final 3 receberão o pagamento na quinta-feira (19)
Beneficiários com o NIS final 4 receberão seu pagamento na sexta-feira (20)
Beneficiários com o NIS final 5 receberão o pagamento na segunda-feira (23)
Beneficiários com o NIS final 6 receberão o benefício na próxima terça-feira (24)
Beneficiários com o NIS final 7 receberão o pagamento na quarta-feira (25)
Beneficiários com o NIS final 8 receberão o benefício na quinta-feira (26)
Beneficiários com o NIS final 9 recebem o pagamento na sexta-feira (27)
Beneficiários com o NIS final 0 receberão seus pagamentos na segunda-feira (30)