A nova polêmica fala de Magno malta sobre o Bolsa Família

Senador disse que povo do Nordeste foi "laçado pelo Bolsa Família". Declaração acabou repercutindo negativamente nas redes sociais nos últimos dias
- Anúncio -

O senador Magno Malta (PL-ES) afirmou no final da última semana que o povo do Nordeste foi “laçado pelo Bolsa Família”. Trata-se do programa de transferência de renda que é pago pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atualmente, os repasses têm uma média de R$ 705 por família.

Além disso, o senador também disse na quinta-feira (29) que a população do Nordeste não sabe o que é comunismo, e nem socialismo. A declaração foi dada pelo parlamentar durante o Foro do Brasil, um evento que reuniu vários bolsonaristas em um auditório da Câmara dos Deputados.

“O Nordeste não é comunista, o Nordeste não é socialista, esse povo não sabe nem o que é isso. O Nordeste é Padre Cícero Romão, é Frei Damião, o Nordeste é Assembleia de Deus, o Nordeste é Igreja Batista, o Nordeste é o padroeiro da vaquejada. O problema é que eles precisam entender que eles foram laçados pelo Bolsa Família”, disse o senador.

Malta disse ainda que conversou sobre este assunto com Jair Bolsonaro (PL) durante as eleições do ano de 2018. Na ocasião, o ex-presidente venceu o pleito contra o então candidato Fernando Haddad (PT). Contudo, já naquela eleição, Bolsonaro não conseguiu vencer no Nordeste, região que deu 69% dos votos válidos ao partido de Lula.

O problema de Bolsonaro com o Nordeste persistiu durante todo o seu mandato. Nas eleições de 2022, Lula teve quase 12 milhões de votos a mais do que o então presidente na região. Esta foi a única das cinco grandes regiões do país, onde o atual presidente venceu a disputa.

“Nordeste é ingênuo”

Boa parte dos integrantes do Foro do Brasil parecem ter concordado com a declaração de Malta. Além de nenhum membro ter questionado o senador pela declaração, o advogado João Alberto, integrante da Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil (OACB), disse que o Nordeste é “ingênuo”.

“O Nordeste não é comunista. O Nordeste ele é ingênuo. O sertanejo nordestino que come peba, lambu, preá, ele é ingênuo, ele acredita”, disse o advogado.

“Trazendo a palavra do nosso Senhor, que diz que ‘naquele momento, a serpente era o pior dos animais, imagina o encantador de serpentes, como é ruim”, completou o advogado.

Bolsa Família

O Bolsa Família também foi pago durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Assim como nas gestões de Lula, a maior parte do saldo foi destinada aos nordestinos. Mas mesmo neste cenário, Bolsonaro não venceu as eleições na região.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis