Alckmin disse que Bolsa Família vai acabar? Entenda a verdade

Post que circula nas redes sociais engana ao sugerir que o vice-presidente Geraldo Alckmin teria anunciado o fim do Bolsa Família

O Bolsa Família é nada menos do que o maior programa de transferência de renda no Brasil hoje. Dados do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome indicam que pouco mais de 21 milhões de pessoas recebem esta ajuda todos os meses.

Mesmo por isso, milhões de brasileiros temem que esta transferência de renda chegue ao fim. Neste sentido, não é raro ver várias publicações que surgem de tempos em tempos anunciando o fim do Bolsa Família. A mais recente delas envolve o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin (PSB).

Alckmin anunciou fim do Bolsa Família?

Não. O vice-presidente Geraldo Alckmin não anunciou o fim do programa Bolsa Família. Um post publicado na rede social TikTok está viralizando nos últimos dias, mas trata-se de uma fake news.

No vídeo, há uma clara edição de uma fala que foi feita por Alckmin durante uma coletiva de imprensa no final do ano passado, quando ele estava chefiando o chamado governo de transição. 

Destaques sobre *** por e-mail

Na ocasião, Alckmin estava se referindo ao ato de retirar o Bolsa Família do teto de gastos púbicos, ou seja, retirar os gastos com o programa da regra que limita as despesas do governo. A ideia visava justamente garantir as liberações do saldo para este ano de 2023, e não o contrário.

Bolsa Família

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, não há nenhum tipo de sinalização de descontinuidade do programa Bolsa Família. O governo federal pretende seguir com a realização dos pagamentos normalmente.

Vale frisar que no último dia 31 de agosto, a ministra do planejamento, Simone Tebet (MDB), enviou ao Congresso Nacional o seu plano de orçamento para o ano de 2024. No documento, há a previsão de continuidade dos repasses normalmente no próximo ano.

Outubro

As liberações de outubro do Bolsa Família, aliás, serão retomadas já nesta semana. De acordo com as informações do Ministério, já no próximo dia 18, os usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1 poderão receber o saldo em suas contas.

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de liberações do Bolsa Família para este mês de outubro.

  • Usuários com NIS final 1:  18 de outubro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  19 de outubro  (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 20 de setembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de outubro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de outubro  (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  26 de outubro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  27 de outubro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de outubro (terça-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis