Bolsa Família: a decisão de Lula que impacta as famílias unipessoais

Brasileiros de famílias unipessoais estão na mira do governo federal, e devem ser impactados com mudanças realizadas no sistema do Bolsa Família

O governo federal se prepara para iniciar mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, cerca de 20 milhões de pessoas poderão receber o saldo. Mas desta vez, haverá um foco de fiscalização maior nas chamadas famílias unipessoais.

Segundo informações oficiais, a partir de agora, o governo federal começou a estipular novas regras para a seleção das famílias unipessoais no Bolsa Família. As novas normas valem tanto para as pessoas que ainda não entraram no programa, como também para os cidadãos que já fazem parte do benefício.

O que muda: a partir de agora, o cidadão que deseja entrar no Cadúnico na condição de família unipessoal terá que assinar uma espécie de termo de responsabilidade para se comprometer com a ideia de que está dizendo a verdade. Além disso, terá que apresentar os documentos pessoais já exigidos no sistema.

Assim como já ocorria anteriormente, o cidadão pode realizar o procedimento de entrada no Cadúnico indo pessoalmente até uma sede de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Neste local, o atendente será responsável por apresentar o documento e pedir para que o cidadão realize a assinatura. Os dados precisam ser enviados para o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

Destaques sobre *** por e-mail

O que são famílias unipessoais

Mas afinal de contas, o que são as famílias unipessoais? De uma maneira geral, se considera uma família unipessoal aquela que é formada por apenas um membro. Em bom português são pessoas que moram sozinhas e que desejam receber um Bolsa Família só para si.

À priori, não há nenhum impedimento para que uma pessoa que mora sozinha receba o dinheiro do programa. O fato, no entanto, é que o governo federal desconfia que muitas famílias estejam mentindo no Cadúnico apenas para conseguir um Bolsa Família, quando na verdade moram com outras pessoas.

Desde o início deste ano, o governo federal começou a fechar o cerco para este alegado problema. Segundo o Ministério, milhares de pessoas já tiveram os seus benefícios bloqueados por esta razão

Bolsa Família em agosto

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de agosto.

  • Usuários com NIS final 1:  18 de agosto (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  21 de agosto  (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 22 de agosto (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de agosto (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de agosto (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de agosto  (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  28 de agosto (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  29 de agosto (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de agosto (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de agosto (quinta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis