Bolsa Família de abril: ministro revela números do benefício; confira
Maior programa de transferência de renda do país, o Bolsa Família atende pouco mais de 20 milhões de pessoas em abrilO ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou em entrevista nesta terça-feira (15) que os impactos positivos do Bolsa Família vão muito além do combate à pobreza.
Segundo ele, o programa tem desempenhado um papel essencial no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ao injetar recursos diretamente nas economias locais.
“É a economia dos mais pobres o que está alavancando o crescimento no Brasil”, afirmou o ministro durante participação no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Enquanto o mercado financeiro projeta um crescimento modesto de 1,5% para 2025, Dias acredita que o Brasil poderá crescer entre 3% e 4%, justamente pela força do consumo gerado por quem antes não tinha renda alguma.
Para ele, o mercado erra ao ignorar o impacto de políticas públicas como o Bolsa Família.
O fato, aliás, é que o governo federal retoma nesta terça-feira (15) os pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país deve atender mais de 20 milhões de pessoas no decorrer dos próximos dias.
“Colchão de proteção”
Na mesma entrevista concedida, o ministro Wellington Dias divulgou uma série de números sobre o impacto do Bolsa Família na economia brasileira até aqui:
- 33,1 milhões de brasileiros deixaram a fome para trás
- 85% de redução na taxa de insegurança alimentar desde o início do governo
- Dinheiro circulando em todas as regiões: do Amazonas ao Rio Grande do Sul
“O dinheiro que chega na mão dessas famílias transforma a realidade: nasce um mercadinho, uma feira, um salão de beleza. A economia local pulsa”, destacou o ministro.
Antecipações do Bolsa Família
Dias também lembrou que, neste mês de abril, alguns usuários do Bolsa Família poderão receber o benefício de maneira antecipada. Estamos falando de pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública.
Neste sentido se destacam:
- Estados do Sul e Norte
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Paraná
- Piauí e Ceará (por causa da seca)
Segundo o ministro, a medida garante que muitas famílias passem o feriado de Páscoa com algum alívio financeiro.
Para os demais grupos, é preciso seguir o calendário escalonado tradicional, que divide as liberações do Bolsa Família com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário. Veja abaixo:
- 15 de abril – NIS final 1
- 16 de abril – NIS final 2
- 17 de abril – NIS final 3
- 22 de abril – NIS final 4
- 23 de abril – NIS final 5
- 24 de abril – NIS final 6
- 25 de abril – NIS final 7
- 28 de abril – NIS final 8
- 29 de abril – NIS final 9
- 30 de abril – NIS final 0