Bolsa Família: o que se sabe sobre bloqueio de CPFs irregulares
Governo federal já anunciou que vai bloquear contas do Bolsa Família que estejam no nome de pessoas com CPFs irregularesO Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome anunciou que vai começar a bloquear, a partir de janeiro de 2024, as contas dos Bolsa Família que pertencem a usuários que estão com o CPF em situação de irregularidade.
De acordo com a pasta, a medida está sendo tomada para evitar que o governo realize pagamentos irregulares para pessoas que supostamente não estão cumprindo as exigências mínimas de recebimento.
Passo a passo da regularização do CPF
O bloqueio pode acontecer nos casos em que o CPF estiver:
- suspenso, cancelado ou com divergência de titularidade na Receita Federal;
- com inconsistência de dados no CadÚnico.
Para saber se o seu CPF está em situação de irregularidade, não é necessário sair de casa. Basta realizar uma consulta no site da Receita Federal. Veja no passo a passo abaixo:
- acesse o site da Receita Federal;
- clique em “Consultar CPF”;
- insira o número do documento e a data de nascimento do titular;
- clique em “Consultar”, gerando o comprovante de situação cadastral do CPF.
Caso você perceba que o seu CPF está em situação de irregularidade, basta seguir os passos abaixo para iniciar o processo de regularização:
- acesse o site da Receita Federal;
- clique em “Meu CPF”;
- depois, em “Atualizar CPF”;
- e, por fim, em “Regularizar CPF.
Aviso no Bolsa Família
O governo federal já confirmou que está notificando os usuários que estão com o CPF em situação de irregularidade. Os avisos estão sendo enviados por meios dos extratos de pagamentos do Bolsa Família, bem como pelo app oficial do programa.
Dados do Ministério indicam que pouco mais de 21 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento do Bolsa Família neste momento. Entre eles, estima-se que cerca de 20 mil estejam com problemas no CPF e no Cadúnico.
Bolsa Família de 2024
O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome divulgou os calendários completos de pagamentos do Bolsa Família para todo o ano de 2024. Assim, os usuários já podem começar a se preparar para os seus respectivos recebimentos.
Assim como aconteceu em 2023, no ano de 2024, o cidadão vai precisar seguir se baseando no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o benefício em sua conta. Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe primeiro.
Também à exemplo do que aconteceu em 2023, os repasses de 2024 serão sempre realizados nos 10 últimos dias úteis de cada mês. A única exceção é dezembro, quando as liberações serão realizadas nos 10 últimos dias úteis do antes do natal.