Bolsa Família: quais cidades terão pagamento antecipado em outubro
Governo Federal divulgou a lista completa de cidades que terão os pagamentos de outubro do Bolsa Família antecipado. Veja relaçãoDentro de pouco mais de uma semana, o governo federal vai retomar os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Para a grande maioria dos usuários, os repasses devem ser divididos entre os 10 últimos dias úteis do mês, sempre com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada um.
Mas esta regra não vai valer para todos os usuários. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, beneficiários de 55 municípios do estado do Amazonas poderão sacar o benefício de uma só vez já no próximo dia 18, ou seja, sem necessidade de seguir nenhum calendário.
A antecipação dos pagamentos do Bolsa Família para as pessoas que residem nestas cidades acontece em um contexto de forte estiagem que está castigando a região Norte nas últimas semanas. Há um grande impacto econômico, ambiental e social na vida destas pessoas.
Monitoramento
Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento Social afirma que está monitorando a situação de perto.
“As equipes técnicas do MDS estão em contato permanente com as autoridades locais e monitoram a situação in loco, orientando, inclusive, os gestores a solicitarem recursos e antecipações dos benefícios sociais.”
“Uma comitiva do Governo Federal esteve nesta quarta-feira (4.10), nas regiões mais afetadas. À frente do grupo, o vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou o compromisso de atender as principais necessidades do estado e dos municípios com toda a agilidade.”
A ideia é:
- Unificar o calendário de pagamento do Bolsa Família, que em outubro tem início na quarta-feira (18.10);
- Antecipar uma parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que corresponde a um salário mínimo, e caso o beneficiário solicite, antecipar outra parcela, que podem ser reembolsadas em até 36 meses, sem juros ou encargos;
- Repassar recursos extraordinários para a rede de assistência social, que realiza o serviço de apoio e proteção à população com a oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas;
- Enviar cestas de alimentos;
- Destinar recursos pelo Fomento Rural, no valor de R$ 4,6 mil, a pequenos agricultores que tiveram perda na produção, dentre outras.
A lista de cidades com antecipação do Bolsa Família
Abaixo, você pode conferir a lista completa de cidades que poderão receber o Bolsa Família de maneira antecipada na próxima semana:
- Alvarães;
- Amatura;
- Anamã;
- Anori;
- Atalaia do Norte;
- Autazes;
- Barreirinha;
- Benjamin Constant;
- Beruri;
- Boa Vista do Ramos;
- Boca do Acre;
- Borba;
- Caapiranga;
- Carauari;
- Careiro;
- Careiro da Várzea;
- Coari;
- Codajás;
- Eirunepé;
- Envira;
- Fonte Boa;
- Guajará;
- Humaitá;
- Ipixuna;
- Iranduba;
- Itacoatiara;
- Itamarati;
- Itapiranga;
- Japurá;
- Juruá;
- Jutaí;
- Manacapuru;
- Manaquiri;
- Manaus;
- Manicoré;
- Maraã;
- Maués;
- Nhamundá;
- Nova Olinda do Norte;
- Novo Airão;
- Novo Aripuanã;
- Parintins;
- Pauini;
- Rio Preto da Eva;
- Santo Antônio do Iça;
- Sao Paulo de Olivença;
- Sao Sebastiao do Uatumã;
- Silves, Tabatinga;
- Tapauá, Tefé;
- Tonantins;
- Uarini;
- Urucará;
- Urucurituba.