Bolsa Família: veja quando os pagamentos voltam

Governo Federal concluiu oficialmente os pagamentos de março do Bolsa Família na última sexta (31). Veja quando os repasses serão retomados

Na última sexta-feira (31) o Governo Federal concluiu oficialmente os pagamentos de março do Bolsa Família. Agora, os olhos dos usuários se voltam para os repasses de abril, e o fato é que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome já confirmou uma data para o retorno.

Segundo as informações oficiais, os pagamentos do Bolsa Família voltam a partir do próximo dia 14 de abril. A ideia é que o calendário siga a mesma lógica de divisão pelo Número de Identificação Social (NIS) de cada pessoa. No dia 14, por exemplo, o saldo será depositado nas contas dos usuários que possuem o NIS final 1.

O Calendário

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado do Bolsa Família para este mês de abril:

  • Usuários com NIS final 1: 14 de abril (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 17 de abril (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 18 de abril (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 19 de abril (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 20 de abril (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 24 de abril (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 25 de abril (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 26 de abril (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de abril (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de abril (sexta-feira).

Destaques sobre *** por e-mail

Note que as liberações acontecem sempre nos 10 últimos dias úteis do mês. No ano passado, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a ensaiar uma mudança neste sentido, levando os pagamentos para os primeiros dias do mês. A nova gestão federal, no entanto, quer manter a liberação nas últimas datas.

Importante notar que nenhum usuário é obrigado a movimentar o dinheiro no dia exato do depósito. Segundo as regras gerais do programa, todos os beneficiários têm um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar o dinheiro do Bolsa Família. Caso contrário, o montante volta aos cofres públicos.

Para movimentar o saldo do programa social, não é necessário sair de casa. Através do app do Caixa Tem, o cidadão poder pagar contas, transferir saldos para outros bancos, realizar um pagamento por Pix e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Além do Bolsa Família

É importante lembrar que além do Bolsa Família, o Governo também vai retomar os pagamentos do programa Auxílio-gás nacional neste mês de abril. As liberações, aliás, seguem o mesmo calendário oficial, assim como aconteceu nos últimos meses.

Não há nenhuma regra que impeça que uma mesma pessoa receba o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional ao mesmo tempo. Desde que ele cumpra as regras de entrada dos dois benefícios, poderá receber os dois valores normalmente.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis