De Bolsa Família ao Contracheque: Carrefour e McDonald’s lideram contratação de beneficiários
De acordo com informações do próprio governo federal, Carrefour e McDonald's são as empresas que mais contratam usuários do Bolsa FamíliaEmpresas de peso como Carrefour e McDonald’s parecem estar ajudando a mudar o cenário da inclusão social no Brasil. Ambas lideram o ranking de contratação de pessoas inscritas no Cadastro Único e no Bolsa Família.
Segundo o governo federal, este sistema de inclusão estaria acontecendo dentro do programa federal Acredita, do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Além dessas duas empresas, também aparecem no topo da lista outras companhias como Supermercado Mateus e Raia Drogasil, que também são bem conhecidas entre os brasileiros.
Para celebrar os resultados divulgados, o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica será entregue nesta terça-feira (29), em Brasília, pelo ministro Wellington Dias.
A premiação vai contemplar empresas, estados, municípios, microempreendedores e instituições financeiras que têm contribuído para tirar milhares de brasileiros da pobreza extrema, na visão do governo federal.
O programa Acredita
O programa Acredita no primeiro passo nasceu com o objetivo de tirar as pessoas de benefícios sociais e inserir os cidadãos no mercado de trabalho.
Desde que foi lançado, o programa já teria inserido mais de R$ 3 bilhões em investimentos em inclusão social, com foco em criação de empregos e incentivo ao mercado de trabalho.
A meta final não é pequena. O governo federal acredita que pode atingir a marca de 1 milhão de empresários oriundos do Bolsa Família e do Cadastro Único até 2026.
A divisão por estados no Bolsa Família
Ainda tomando como base as informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, pode-se dizer que os estados que mais concentraram oportunidades para beneficiários foram:
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Santa Catarina
“O Acredita desmonta o preconceito de que beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único não querem trabalhar”, disse Wellington Dias.
O Bolsa Família
O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país. Dados oficiais indicam que mais de 20 milhões de pessoas estejam aptas ao recebimento do benefício.
Atualmente, o programa atende pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que tenham uma renda per capita de até R$ 218. Além disso, também é exigido que elas tenham uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal.
Para saber o dia exato da sua liberação, esses cidadãos precisam se basear no final do Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
- 15 de abril – NIS final 1
- 16 de abril – NIS final 2
- 17 de abril – NIS final 3
- 22 de abril – NIS final 4
- 23 de abril – NIS final 5
- 24 de abril – NIS final 6
- 25 de abril – NIS final 7
- 28 de abril – NIS final 8
- 29 de abril – NIS final 9
- 30 de abril – NIS final 0