Dicas DEFINITIVAS para não ter o Bolsa Família bloqueado em junho

Governo federal confirmou que vai retomar os pagamentos do Bolsa Família no próximo dia 17 de junho. Veja dicas para não ser bloqueado

Termina nesta sexta-feira (31), os pagamentos de maio do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país, atendeu pouco mais de 20 milhões de pessoas de todas as regiões neste mês de maio, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social.

Agora, os olhos dos usuários se voltam para o mês de junho. De acordo com as informações do governo federal, algo em torno de 20 milhões de pessoas poderão movimentar os seus saldos a partir do próximo dia 17.

E para saber o dia exato da sua liberação, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (17);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (28).

Como não ser bloqueado

Destaques sobre *** por e-mail

De antemão, é possível afirmar que todas as pessoas que receberam o Bolsa Família em maio, estão garantidas nos pagamentos de junho. Não há, portanto, necessidade de realizar nenhuma solicitação de renovação do programa.

Entretanto, existem casos de pessoas que pode sofrer com suspensões, cancelamentos, ou até mesmo bloqueios nos pagamentos do Bolsa Família. Todos os meses, milhares de usuários passam por esta difícil situação.

Como evitar bloqueio do Bolsa Família

  • Falta de atualização

O Bolsa Família pode ser cancelado por falta de atualização no Cadúnico, a lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social em todo o país.

Para evitar a suspensão por este motivo, a dica é atualizar o Cadúnico ao menos uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família como uma morte, ou nascimento, por exemplo.

  • Informações incorretas

O Bolsa Família também pode ser cancelado, bloqueado ou suspenso caso o governo entenda que existem informações desencontradas entre os dados do Cadúnico e os dados que estão presentes em outros canais.

Para evitar o corte por esta razão, a dica é sempre inserir dados verdadeiros no Cadúnico. Não adianta, portanto, tentar enganar o governo.

  • Condicionantes

Por último, a dica é manter todas as suas condicionantes atualizadas. Condicionantes são condições impostas pelo governo para que você siga recebendo o Bolsa Família.

Entre as condicionantes mais famosas, podemos citar: manter o cartão de vacinação dos filhos atualizado, manter a frequência escolar satisfatória e realizar os exames pré-natal em dia, para o caso das gestantes

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis