Polícia desvenda golpe do sumiço do Bolsa Família no Caixa Tem
Milhares de usuários do Bolsa Família afirmaram que tiveram o dinheiro do Bolsa Família transferido do Caixa Tem sem permissão préviaRecentemente, um golpe específico começou a preocupar usuários do Bolsa Família em todas as regiões do país. De acordo com os relatos das vítimas, o dinheiro do benefício social estava sendo transferido sem permissão do Caixa Tem para uma conta desconhecida.
Nesta segunda-feira (18), esse caso pode ter chegado ao fim. De acordo com as informações oficiais, dois homens foram indiciados por furto eletrônico e por lavagem de dinheiro após a realização de saques fraudulentos no programa social.
De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, os dois homens estariam roubando dinheiro dos beneficiários do programa no bairro de Água Fria, que fica localizado na Zona Norte do Recife, capital de Pernambuco.
Segundo os investigadores, eles teriam desviado o dinheiro por meio de contas intermediárias de três mulheres, que estavam sendo usadas como laranjas.
A fraude no Bolsa Família
A investigação aponta que a fralde em questão aconteceu no dia 22 de agosto desse ano de 2024. As vítimas foram até as respectivas delegacias para denunciar que tiveram a parcela daquele mês retirada assim que os valores eram depositados no Caixa Tem.
O golpe foi percebido em diversos bairros da Região Metropolitana do Recife. Mas é importante notar que os indiciamentos divulgados nessa segunda-feira (18) são referentes apenas as vítimas de Água Fria. As investigações seguem acontecendo em outras localidades
Em relação especificamente aos indiciamentos de hoje, o delegado Mário Melo disse em entrevista que os criminosos podem ter desviado mais de R$ 80 mil de pelo menos 15 vítimas.
“Em alguns boletins de ocorrência, a vítima tinha noticiado quem recebeu o dinheiro. […] Identifico três mulheres principais beneficiárias dos valores. Duas de São Paulo e uma de Pernambuco”, disse o delegado.
O delegado explicou que as mulheres de São Paulo não sabiam da existência do golpe. Já a mulher do Recife contou que um amigo dela ofereceu R$ 200 para abrir essa conta.
“Ele disse a ela que um outro amigo estava para fazer um serviço e estava precisando de uma conta digital. Ela tinha que abrir a conta e fornecer tudo, senha e acesso”, explicou o delegado.
“Ela viu a repercussão que deu e ficou nervosa. E eles deram um vacilo. Era para eles terem mudado a senha da conta e eles não mudaram. Quando ela acessou a conta, viu que a conta passou a madrugada recebendo vários valores do Bolsa Família”, declarou Mário Melo.
“Há boletins de ocorrência de outros estados da federação. Se alguém registra um boletim de ocorrência na Bahia, no Amapá, aparece lá. E eles figuram como beneficiários [do golpe]. […] Possivelmente, eles têm acesso a vazamento de dados e à conta, ou seja, eles sabiam que o dinheiro ia cair”, completou o delegado.