Veja lista de remédios gratuitos para usuários do Bolsa Família

Usuários do programa Bolsa Família podem ter acesso a remédios gratuitos, mas na maioria dos casos, eles não sabem deste direito

Usuários do programa Bolsa Família têm acesso a uma série de medicamentos de forma gratuita. Segundo o Ministério da Saúde, todos os medicamentos listados dentro do programa Farmácia Popular podem ser adquiridos gratuitamente pelos usuários do benefício social.

“Em uma ação inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. A iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros”, disse o Ministério da Saúde.

Mudanças para o Bolsa Família

No lançamento das mudanças, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou as novas medidas.

“Antes do Farmácia Popular, o povo ia na UBS, ia a um posto de saúde, era atendido pelo médico, pegava a receita e levava para casa. Muitas vezes, acabavam morrendo com a receita em cima da mesa, porque não tinham dinheiro para comprar o remédio”, disse Lula.

Destaques sobre *** por e-mail

“Isso não vai mais acontecer no nosso país. É por isso que nós resolvemos lançar o programa há tantos anos. Ele foi diminuído pelo governo passado, mas nós voltamos agora com mais força, mais remédio e capacidade de atender a totalidade das pessoas necessitadas do Brasil”, seguiu ele.

A lista de remédios

Abaixo, você pode conferir a lista de medicamentos do Farmácia Popular que podem ser retirados de forma gratuita por usuários do Bolsa Família.

  • Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg);
  • Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml).
  • Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml);
  • Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg)
  • Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg)
  • Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg)
  • Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg)
  • Incontinência: fralda geriátrica
  • Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg)
  • Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)
  • Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg).

Sou do Bolsa Família. Como retirar?

Para retirar um remédio de forma gratuita, o usuário do Bolsa Família deve ir até uma farmácia que tenha convênio com o programa. Normalmente, estes estabelecimentos contam com o selo do programa logo na entrada.

Ao chegar lá, é preciso apresentar a receita para comprovar que realmente precisa do remédio. Também pode ser necessário apresentar os documentos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis