Veja o que disse Bill Gates sobre os pagamentos do Bolsa Família
Bilionário fundador da Microsoft fez comentários sobre o Bolsa Família, e causou repercussão em todo o mundo. Veja detalhesUm dos maiores bilionários do mundo, Bill Gates surpreendeu nesta semana ao falar sobre o Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do Brasil foi pauta em um dos posts do blog do fundador da gigante de tecnologia Microsoft.
No texto em questão, Gates elogia não apenas o Bolsa Família, mas também o Sistema Único de Saúde (SUS), e afirma que outros países deveriam se espelhar no Brasil. “O resto do mundo tem muito a aprender”, disse o bilionário.
Na visão de Gates, a ditadura militar que se instaurou sobre o país no ano de 1964 acabou fazendo com que o Brasil se tornasse um dos países mais desiguais do mundo. Neste sentido, ele alega que o SUS conseguiu diminuir estas arestas ao oferecer saúde de graça mesmo para quem não pode pagar.
Ele também elogiou os níveis de vacinação no Brasil, afirmando que o governo consegue fazer com que vacinas importantes sejam entregues até mesmo para as pessoas mais vulneráveis, o que facilita o trabalho de imunização universal no país.
O que disse Bill Gates
“Sou um grande fã do Brasil há algum tempo”, disse ele. “Mas só quando comecei a trabalhar na saúde pública é que comecei a apreciar o quão impressionante é o histórico do país nesta área –e o quanto o resto do mundo poderia aprender com ele”, escreveu Gates em seu artigo.
“Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Em vez disso, são o resultado de investimentos focados e de longo prazo que o Brasil fez em seu sistema de saúde primário, com os quais outros países podem aprender e imitar”, seguiu ele.
“O Bolsa Família é apenas um dos muitos programas sociais que o Brasil desenvolveu ao longo das últimas décadas que ajudaram a tirar quase 1/5 da população do país da pobreza.”
“Mas também ajudou a ampliar o acesso e a utilização dos cuidados de saúde, dando às pessoas um incentivo para ingressar no sistema de saúde –e foi assim que o Bolsa Família também contribuiu para a redução da mortalidade infantil.”
Bolsa Família
Falando em Bolsa Família, o governo federal segue nesta semana com mais uma rodada de pagamentos do benefício social. O maior programa de transferência de renda do país atende atualmente pouco mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do Brasil.
Em dezembro, as liberações do Bolsa Família foram iniciadas oficialmente mais cedo do que o normal. Essa antecipação aconteceu para que todos os usuários tivessem a oportunidade de receber o saldo antes das festas de final de ano. Por isso, as liberações começaram no dia 11 e devem seguir até o dia 22.