Zema fala em disputar a presidência, e quer mudar Bolsa Família
Atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema sinalizou que poderá disputar Planalto em 2026, e defendeu mudanças no Bolsa FamíliaO governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sinalizou em entrevista nesta segunda-feira (5) que deverá disputar a presidência da república em 2026. Entre outros pontos, ele já defendeu algumas mudanças no sistema do Bolsa Família.
Ele deu a declaração durante entrevista ao programa Pânico, da Rádio Jovem Pan. Zema disse que se “sente convocado” para 2026, e que vai ajudar a direita brasileira mesmo que não seja ele o candidato escolhido para encabeçar uma chapa.
Mudanças no programa
Na entrevista, Zema disse que o governo federal precisaria realizar mudanças no sistema do Bolsa Família. De acordo com ele, a ideia é criar um sistema que permita que mais pessoas se proponham a sair do projeto para começarem a trabalhar.
“Tem que ter algo automático para que a pessoa volte automaticamente ao Bolsa Família, caso perca o emprego. Para que a pessoa não tenha medo de arriscar”, disse o governador.
Hoje, o governo federal já conta com um sistema de continuidade de recebimento do Bolsa Família quando o cidadão entra no mercado de trabalho. Trata-se do Benefício de Transição. Ao conseguir o emprego, o indivíduo segue recebendo o benefício por mais dois anos.
Polêmicas com o Bolsa Família
Esta não foi a primeira vez que Romeu Zema falou sobre o Bolsa Família. Ainda no ano passado, ele causou polêmica ao dizer que estados do Sul e do Sudeste concentram os setores produtivos mais dinâmicos porque possuem mais pessoas que não vivem de auxílio emergencial.
“Se tem estados que podem contribuir para esse país dar certo eu diria que são esses sete aqui. São estados onde, diferente da grande maioria, há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial”, disse ele.
“São estados onde há um setor produtivo muito mais dinâmico, então com toda a certeza boa parte da solução do Brasil passa por esses sete estados aqui”, seguiu o governador no ano passado.
Bolsa Família na conta
Todos os mais de 21 milhões de usuários aptos a receberem o Bolsa Família de janeiro já estão com o saldo na conta. Ao menos é o que garante o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pasta responsável pelas liberações.
O último depósito do mês de janeiro foi realizado na quarta-feira (31). De acordo com as informações oficiais, neste dia os repasses foram feitos para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 0.
Em fevereiro, os pagamentos retornam no dia 16.