Auxílio-gás: veja quantas pessoas recebem o benefício em outubro
Pagamentos do Auxílio-gás nacional foram oficialmente retomados nesta semana. Veja o que se sabe sobre os repasses do benefícioO governo federal retomou oficialmente os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pouco mais de 5,5 milhões de famílias estão aptas ao recebimento do saldo neste mês de outubro.
Ao todo, o governo federal investiu R$ 584,3 milhões com os pagamentos do Auxílio-gás nacional nesta nova leva de pagamentos. Este é o penúltimo repasse do programa neste ano de 2023. O último será feito apenas no próximo mês de dezembro.
Calendário do Auxílio-gás
Assim como nos meses anteriores, o cidadão precisa sempre se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta. Nesta sexta-feira (20), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o NIS final 3.
O calendário detalhado de pagamentos pode ser visto abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de outubro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de outubro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de outubro (terça-feira).
Antecipações
Algumas pessoas, no entanto, não devem precisar respeitar o calendário acima. O Ministério do Desenvolvimento Social explicou que algumas famílias puderam receber o saldo de maneira antecipada no último dia 18 independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada uma.
Estamos falando dos usuários dos seguintes municípios:
- 98 municípios do Rio Grande do Sul;
- 55 municípios do Amazonas;
- 160 municípios de Santa Catarina.
Nos casos dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as antecipações ocorrem por causa das fortes chuvas que atingem a região nas últimas semanas. Milhares de família ainda estão desabrigadas e tentam se recuperar da tragédia.
Já no Amazonas a situação é inversa. O estado vem sofrendo com os efeitos de uma longa estiagem que está secando rios inteiros e mexendo diretamente com a região. Para as pessoas que vivem nestes municípios, o dinheiro está na conta desde o último dia 18.
Quem recebe o Auxílio-gás
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional é preciso seguir todas as seguintes regras:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).