Bolsa Família atrelado ao CadÚnico

O Bolsa Família é um dos principais programas de assistência às famílias e que depende desse cadastro para ser liberado

O Bolsa Família é um auxílio pago a quem se enquadra nos critérios pré-estabelecidos pelo programa e que necessariamente precisam estar no Cadastro Único.

O CadÚnico é um sistema que tema  função de coletar as informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda e assim incluí-las em diversos programas assistenciais.

Com esse sistema é possível que o governo mapeie as necessidades da população vulnerável, tendo sempre as informações detalhadas sobre renda, escolaridade e moradia dos inscritos. Esse cadastro permite ao governo identificar e atender essas famílias de forma eficiente.

O Bolsa Família é um dos principais programas de assistência às famílias e que depende desse cadastro para ser liberado.

Inscrição no Cadastro Único

Destaques sobre *** por e-mail

A inscrição no CadÚnico é garante o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica. Além de facilitar que seja identificado o enquadramento nos critérios para recebimento de benefícios adicionais, como isenções em taxas de concursos públicos e no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Após a inscrição, o titular precisa realizar a atualização regular dos dados para manter o acesso contínuo dos benefícios a que tem direito.

Confira como fazer a inscrição no CadÚnico pela internet

A pessoa precisa baixar o aplicativo, disponível na Google Play Store para dispositivos Android e na Apple Store para dispositivos iOS. Ou acessar a versão web no site do Ministério da Cidadania

Criar uma Conta no Gov.br, pois por essa conta terá acessar a diversos serviços digitais do governo federal. Para criar a conta, precisará de um CPF e seguir o processo de autenticação.

  • Fazer o login: Após criar a conta, faça o login no aplicativo ou no site do Cadastro Único
  • Preencher os dados selecionando a opção para iniciar o pré-cadastro. Preencha as informações solicitadas, incluindo dados de identificação, renda, escolaridade e residência
  • Revisar as informações e enviar a solicitação de pré-cadastro
  • Aguardar a entrevista presencial, sendo necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para completar o processo, levando todos os documentos dos membros da família, como CPF, certidão de nascimento ou casamento, RG, carteira de trabalho e comprovante de residência
  • Atualizar seus dados regularmente

Vale lembrar que na entrevista no CRAS são coletadas informações detalhadas sobre a família. Durante o processo, um entrevistador faz perguntas para entender a situação socioeconômica da família, abordando os principais pontos: Dados Pessoais, Composição Familiar, Renda Familiar, Moradia, Saúde e Educação, Despesas Mensais.

Essa entrevista tem como finalidade traçar um perfil socioeconômico detalhado da família para verificar sua elegibilidade.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis