Cadúnico: cresce número de atendidos em São Paulo

Cadúnico é a principal porta de entrada para uma série de benefícios sociais como o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional e Tarifa Social de Energia Elétrica

Durante o ano de 2023, o número de famílias atendidas pelo sistema do Cadúnico na cidade de São Paulo cresceu quase 7%, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a pasta responsável pelas liberações.

Com isso, estima-se que apenas na capital paulista, algo em torno de 1,9 milhão de pessoas estejam dentro do sistema do Cadúnico. Deste montante, quase a metade vive em situação de pobreza, ou seja, recebem menos do que R$ 218 por mês de maneira per capita.

O Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de cadastro virtual do governo federal. É através desta lista que o poder executivo pode entender quem são as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, e a partir desta informação, pode definir quem poderá receber benefícios sociais.

Vários programas do governo federal exigem que o cidadão esteja devidamente inscrito no Cadúnico para que ele tenha uma chance de entrar no sistema. Bolsa Família, Auxílio-gás nacional e Tarifa Social de Energia Elétrica são alguns exemplos.

Destaques sobre *** por e-mail

Como entrar no Cadúnico

Embora o Cadúnico seja uma lista do governo, a sua gestão é realizada pela prefeitura da cidade. No caso de São Paulo, quem organiza o processo de inscrição é a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“Entre outubro de 2021 e dezembro de 2023, houve um aumento de 28 postos de atendimento para cadastramento no CadÚnico, além de um aumento de 80 entrevistadores que prestam atendimento para inserção de famílias na plataforma”, disse a Secretaria por meio de nota.

Vale lembrar, no entanto, que a simples entrada no sistema do Cadúnico não é suficiente para gerar o recebimento de algum benefício social. Mesmo depois da entrada, o cidadão ainda precisa aguardar para saber se será selecionado para algum projeto ou não.

No caso do Bolsa Família, por exemplo, para além da presença no Cadúnico, o usuário também é obrigado a ter uma renda per capita de até R$ 218. Já no caso do Auxílio-gás, também é necessário residir com um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Problemas na inscrição

Problemas no atendimento no Cadúnico em todo o Brasil nos últimos meses acabaram causando uma série de protestos nas redes sociais. No Recife, em Pernambuco, manifestantes chegaram a ir às ruas para protestar contra a situação nesta semana.

Na capital pernambucana, os manifestantes bloquearam os dois sentidos da Avenida Cruz Cabugá, que fica localizado no bairro de Santo Amaro, na região Central do Recife. Eles pediam por melhorias nas condições de atendimento do Cadúnico.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis