Cadúnico: Manaus inicia processo de agendamento online

Prefeitura de Manaus deve iniciar processo de agendamento online para as pessoas que precisam de ajuda sobre o Cadúnico nos chamados CRAS

A Prefeitura Municipal de Manaus anunciou que já iniciou o processo de agendamento online para atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). O procedimento está acontecendo de maneira experimental apenas para quem precisa agendar atendimento para algumas unidades.

Neste primeiro momento, o agendamento está sendo liberado para as pessoas que precisam de ajuda nos CRAS de Alfredo Nascimento, Betânia, Crespo e Colônia Antônio Aleixo. Os outros ainda não foram implementados. A prefeitura informa que deve inserir todas as unidades da cidade até o final do primeiro semestre de 2023.

Para realizar o agendamento, o cidadão precisa clicar no site específico voltado para este sistema. Vale ressaltar que este processo de agendamento é online, mas o atendimento ao público segue sendo presencial. Assim, o processo de entrada ou de atualização do sistema do Cadúnico seguirá acontecendo presencialmente normalmente.

Neste período experimental, os agendamentos só estão abertos para as pessoas que querem resolver pendências relacionadas ao Cadúnico. Quem precisa realizar um serviço referente a um outro assunto, não pode agendar uma visita para estes CRAS de Manaus através deste sistema.

A ideia da Prefeitura de Manaus é fazer com que as pessoas em situação de vulnerabilidade social encontrem mais facilidade para resolver problemas relacionados ao Cadúnico. Estima-se que milhares de cidadãos ainda não tenham conseguido sequer entrar nesta lista.

Destaques sobre *** por e-mail

Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de sistema do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. São pessoas que de uma forma ou de outra precisam da ajuda do poder executivo para que consigam o mínimo necessário para a sobrevivência.

É a partir dos dados presentes no sistema do Cadúnico que o Governo Federal define quem são as pessoas que poderão receber os saldos dos seus programas sociais. O Bolsa Família, o Vale-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica são apenas alguns exemplos de benefícios que usam estes dados.

Embora seja uma lista do Governo Federal, o processo de seleção para o Cadúnico é de responsabilidade das prefeituras de cada município. Assim, cada gestão municipal tem a liberdade de buscar o seu método de seleção, desde que sempre se respeite a regra que indica que a seleção só pode acontecer de maneira presencial.

Além de Manaus, outras grandes cidades brasileiras já começaram a atuar em um esquema de busca ativa, para encontrar pessoas que não fazem parte do Cadúnico, mesmo tendo o direito de fazer.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis