Cadúnico poderá servir de base para contratações de empresas

Governo avalia possibilidade de entregar informações do Cadúnico para que empresas possam contratar pessoas em situação de vulnerabilidade social

A partir deste ano de 2023, o Cadúnico pode ganhar uma nova função: a de lista para o mercado de trabalho. A ideia em estudo pelo Governo Federal é entregar as informações que estão nesta lista para que empresas possam contratar pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes dos brasileiros que precisam de ajuda do estado. Em condições normais, esta lista é usada para selecionar pessoas para a participação em programas sociais como o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.

Em declaração nesta semana, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) disse que a ideia é fazer com as empresas que estão precisando contratar mão de obra, chequem as informações do Cadúnico.

Segundo Dias, existem pessoas qualificadas que estão em situação de vulnerabilidade, e que precisam de uma chance de emprego.

O que diz o Ministro

Destaques sobre *** por e-mail

Ainda de acordo com o Ministro do Desenvolvimento Social, a projeção do Governo Federal é retirar até 1 milhão de pessoas do sistema do Cadúnico até o final deste ano. São cidadãos que não precisariam mais estar na lista, justamente porque teriam conseguido um emprego.

“Quando a gente pega o público do Cadúnico, que depende de transferência do Bolsa Família, são 55 milhões de brasileiros até a atualização de fevereiro”, disse o Ministro.

“Quando separamos a parcela da população em idade e trabalho, encontramos 27 milhões de brasileiros e quando estratificamos por grau de instrução encontramos pessoas com ensino médio, técnico, Pronatec e com ensino superior”, completou Wellington Dias.

“Vamos participar juntos desse programa de qualificação profissional, temos como base o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], que era uma integração do setor público e privado, na perspectiva de qualificar milhões de brasileiros.”

O Ministro disse ainda que já está em conversa com algumas empresas, e até pediu para que o Carrefour cheque as informações do Cadúnico. Ele lembrou que a companhia está trabalhando na construção de uma unidade em Teresina, no Piauí.

“Após um entendimento com o Carrefour, que estava para abrir esse atacarejo,  disse: ‘vão ao CadÚnico, selecionem ara vocês mesmos fazerem a contratação. Não por benevolência, mas por preencherem o requisito. Boa parte das pessoas que eles vão contratar lá recebe o Bolsa Família.”

Cadúnico

Para fazer parte do Cadúnico, o cidadão precisa entrar em contato com a prefeitura da sua cidade. Cada gestão municipal possui as suas regras internas de seleção para a lista do Governo Federal.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis