CadÚnico terá base de dados do CNIS a partir de julho

Medida está estabelecida na Portaria Interministerial n° 30

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda para a seleção de beneficiários e a integração dessas pessoas a programas sociais governamentais.

O novo governo traz novidades! O Cadastro Único terá a base de dados integrada com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Está estabelecida na Portaria Interministerial MPS/MDS n° 30, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Essa iniciativa faz parte da estratégia de qualificação do CadÚnico, porta de entrada para mais de 30 programas sociais o Governo visa unificar dados de emprego e renda integrados com a base do Cadastro Nacional de Informações Sociais

Segundo o governo, a ação faz parte do trabalho de qualificação do CadÚnico e define estratégia que aprimora informações, agiliza processos e reduz custos operacionais e de pessoal para o pagamento de benefícios sociais, além de beneficiar gestores, governo e  cidadãos.

Com a integração, a renda da pessoa registrada no CNIS vai diretamente para a base de dados do Cadastro Único.

Destaques sobre *** por e-mail

O Ministério de Desenvolvimento Social vai iniciar o trabalho de inserção de dados de renda dos registros do CNIS a partir de junho, atualizando os dados de Trabalho e Remuneração, que terão reflexo já a partir de julho.

Quem pode se inscrever no Cadúnico?

É essencial entender quais são as famílias que estão habilitadas a se inscrever no sistema. Com dito, o Cadúnico possui, basicamente, um papel social na identificação da parcela da população brasileira em vulnerabilidade. 

Sendo assim, os critérios para inscrição, em suma, estão voltados à renda familiar. Confira quais são as regras: 

  • É necessário ter uma renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa; OU
  • Possuir uma renda familiar total de até 3 (três) salários mínimos.

Como fazer a inscrição?

A inscrição conclusiva é feita nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), entretanto, hoje é possível realizar o pré-cadastro através do site ou aplicativo do Cadúnico, o que já adianta o processo cadastral. 

Contudo, muita atenção, ainda será necessário comparecer ao CRAS para finalizar o cadastro. 

Em suma, após o pré-cadastro, o responsável da família tem até 120 dias para comparecer ao posto de atendimento para completar a inscrição. Veja a seguir os documentos que devem ser apresentados.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis