Como criar conta gov para participar do Desenrola

Ministério da Fazenda já confirmou que interessados em participar do Desenrola precisam se adiantar e criar uma conta no sistema d gov.br o quanto antes

Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá abrir oficialmente a nova fase do programa Desenrola. A partir do próximo dia 9 de outubro, o projeto de negociação de dívidas vai atender pessoas que ganham até dois salários mínimos, e que estejam em situação de inadimplência por causa de débitos até R$ 20 mil.

O governo federal também já confirmou que esta nova fase do Desenrola vai poder atender as pessoas que fazem parte do Cadúnico, como os usuários de programas como o Bolsa Família, por exemplo. De todo modo, há uma condição para todas estas pessoas: será preciso criar uma conta gov.br.

Quem já tem este perfil, não precisa se preocupar. Basta usar o seu login e senha para entrar no aplicativo do Desenrola. Por outro lado, quem ainda não tem, precisa começar a se preparar. A boa notícia é que não é nada difícil criar esta conta, e também não é preciso sair de casa para realizar o procedimento em questão.

Como realizar o cadastro

  1. Acesse o site do governo;
  2. Selecione a opção “entrar com gov.br”
  3. Digite seu CPF e clique em “continuar”;
  4. Leia, aceite os termos e clique em “Continuar”;
  5. Aponte um dos bancos para criar a conta ou clique em “Tentar de outra forma”, caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;
  6. Preencha o formulário com seus dados, que podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser realizado em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran. Esse formulário, no entanto, só permite o nível Bronze (veja abaixo como aumentar o nível da conta gov.br);
  7. A plataforma vai enviar um código, que pode ser recebido via e-mail ou celular. Digite-o no local indicado;
  8. Crie uma senha que atenda os critérios exigidos;
  9. Com isso, já é possível fazer o login com a conta gov.br em outros serviços.

Destaques sobre *** por e-mail

Níveis de segurança para entrar no Desenrola

Mas não vai bastar apenas criar uma conta no sistema gov.br. Será preciso que esta conta esteja no nível de segurança prata ou ouro. Logo quando o cidadão faz a sua inscrição neste sistema, ele se torna um usuário nível bronze. Portanto, depois de entrar na plataforma, ele vai ter que atuar para subir a sua classificação.

Esta subida, no entanto, também não é complexa. Basta completar algumas exigências do sistema, como enviar fotos de rosto e até mesmo dos documentos. Quanto mais garantias de exigências você conseguir fazer, mais chances de subir de nível terá.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis