De quanto em quanto tempo preciso atualizar o CadÚnico?

Cadastro Único é utilizado para o pagamento de programas do governo

O Cadastro Único do governo federal é instrumento importante para que as pessoas possam ter acesso a vários programas sociais, garantindo assim o auxílio econômico a que têm direito. Por meio do CadÚnico, o governo tem o registro de quem são e como vivem as famílias de baixa renda do país.

Nesse sentido, o Cadastro Único é utilizado para selecionar e incluir as famílias de baixa renda em programas federais. Também é comumente utilizado para a seleção de beneficiários de programas Estaduais e Municipais. 

Dessa forma, os cidadãos que necessitam, podem acessar as políticas públicas mais facilmente e garantir o pagamento dos auxílios ou as devidas isenções.

Nessa linha é preciso atentar para que os dados estejam sempre atualizados. Mas como proceder e de quando em quanto tempo é preciso fazer isso? Acompanhe a leitura!

Quando preciso atualizar meu CadÚnico?

Destaques sobre *** por e-mail

Pois bem, vamos logo responder a essa questão. As famílias inscritas no CadÚnico devem realizar a atualização dos dados a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração no grupo familiar.

Quando falamos sempre que houver alteração, estamos falando de uma troca de endereço, uma situação onde um dos familiares desempregados conseguiu um emprego, caso algum dos membros da família tenha se mudado de casa, etc.

Como saber se meus dados estão atualizados?

Para verificar se seus dados estão atualizados, o cidadão deverá baixar o aplicativo Meu CadÚnico, disponível para celulares.

Conforme informado pelo Ministério da Cidadania, às famílias inscritas no CadÚnico devem, quem for convocado para revisão ou averiguação de dados deverá comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento mais próximo a sua residência.

Vale lembrar que este ano, apenas as famílias com cadastro atualizado pela última vez em 2016 ou 2017 estão sendo convocados para atualização. Famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 e 2019 devem ser convocados apenas no ano que vem.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis