Desenrola: nova fase será liberada nos próximos dias

Veja o que se sabe sobre a nova rodada de liberação do Desenrola. Governo federal deu novos detalhes sobre o programa de negociação de dívidas

Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá inaugurar mais uma rodada do programa Desenrola. Trata-se do projeto do Ministério da Fazenda que prevê uma ajuda no processo de negociação de dívidas, fazendo com que mais brasileiros saiam da situação de inadimplência.

Oficialmente, o Desenrola está em vigência desde o dia 15 de julho. Mas neste primeiro momento, apenas as pessoas que fazem parte da Faixa 2 é que estão sendo atendidas pelo governo federal. São cidadãos que possuem renda per capita de até R$ 20 mil e que tenham dívidas contraídas exclusivamente com bancos até o dia 31 de dezembro do ano passado.

Agora, a ideia é começar a atender as pessoas da Faixa 1. São cidadãos que possuem renda per capita de até dois salários mínimos, e que possuem dívidas de até R$ 5 mil, também contraídas até o dia 31 de dezembro de 2022. Pessoas que fazem parte do Cadúnico, por exemplo, poderão entrar nesta nova fase.

A diferença da Faixa 1

Uma das grandes diferenças da Faixa 1 é que neste nova etapa, o governo federal vai ofertar o chamado Fundo Garantidor com recursos do Fundo Garantido. Como o próprio nome já indica, trata-se de uma garantia de pagamento para os credores.

Destaques sobre *** por e-mail

Imagine que uma empresa chega em uma acordo de dívida com o seu cliente. Se o cidadão pagar a dívida, a empresa recebe este dinheiro. Mas se o cliente não pagar o valor, o governo entra em cena e vai pagar o valor acordado com os recursos do Fundo Garantidor.

Deste modo, a empresa vai receber o dinheiro de qualquer forma, seja pago pelo cliente, ou pelo fundo garantidor. Com a garantia de recebimento, o governo espera que o credor ofereça condições mais vantajosas de negociação.

Quero participar do Desenrola

Está interessado em participar do Desenrola? É preciso ter calma porque o processo de inscrição ainda não está aberto. De todo modo, o cidadão já pode se antecipar e não perder tempo para se preparar para o processo.

Para participar do programa, por exemplo, o governo federal vai exigir que o cidadão tenha uma conta ativa no sistema gov.br. Assim, se o indivíduo ainda não tem uma conta neste site, é preciso criar uma o quanto antes.

O Desenrola vai exigir que a conta em questão tenha nível prata ou ouro. Isso quer dizer que depois de entrar no gov.br, o cidadão vai precisar realizar algumas atividades para aumentar o nível de segurança do seu sistema digital.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis