Em evento, Lula sinaliza que vai manter pente-fino do Bolsa Família

Pente-fino já promoveu cortes de milhões de pessoas que fazem parte do Bolsa Família. Governo alega que perfis estavam em situação de irregularidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou durante um evento nesta terça-feira (5) que o pente-fino do Bolsa Família vai seguir. Este é o procedimento que analisa os dados dos usuários periodicamente, e que pode causar cortes com alguma frequência.

Durante fala no Palácio do Planalto, Lula cobrou o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) a continuar com o sistema. De acordo com o petista, o governo federal não pode permitir que “algum malandro” receba o benefício de forma indevida.

O que disse Lula

“Wellington, uma coisa que a gente tem que ver de vez em quando é a aferição do nosso Cadúnico para saber se está todo mundo que precisa estar lá dentro ou se tem gente que não precisa e está lá dentro”, disse o presidente Lula na ocasião.

“Vocês sabem que, de vez em quando, aparece algum malandro para ocupar o lugar de quem precisa. Então, é preciso que a gente faça seriedade na fiscalização para que a política pública seja corretamente aplicada. A gente pode errar em qualquer coisa, mas no combate à fome a gente não pode errar”, completou ele.

Destaques sobre *** por e-mail

Como funciona o pente-fino

O processo de pente-fino do Bolsa Família não foi iniciado no governo do atual presidente Lula, mas ainda no final do ano de 2022, quando o presidente era Jair Bolsonaro (PL). A ideia, no entanto, era a mesma: analisar os dados dos usuários.

Desde o ano de 2022, começou a crescer uma suspeita de que alguns usuários do Bolsa Família estariam recebendo o saldo indevidamente. Hoje, há relatos de que algumas pessoas tinham renda de mais de R$ 10 mil, e ainda assim recebiam o saldo normalmente.

Por outro lado, alguns usuários que foram retirados do programa alegam que teriam sido retirados de forma injusta, já que eles estariam dentro das regras exigidas pelo governo federal.

Bolsa Família já tem data de retorno

O poder executivo já divulgou oficialmente a data de retorno do Bolsa Família. De acordo com as informações oficiais, o saldo será retomado no próximo dia 15 de março. Assim como ocorreu nos meses anteriores, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o benefício.

Abaixo, você pode conferir o calendário de pagamentos de março:

  • Usuários com NIS final 1: 15 de março;
  • Usuários com NIS final 2: 18 de março;
  • Usuários com  NIS final 3: 19 de março;
  • Usuários com  NIS final 4: 20 de março;
  • Usuários com  NIS final 5: 21 de março;
  • Usuários com  NIS final 6: 22 de março;
  • Usuários com  NIS final 7: 25 de março;
  • Usuários com  NIS final 8: 26 de de março;
  • Usuários com  NIS final 9: 27 de de março;
  • Usuários com  NIS final 0: 28 de de março.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis