Enem 2025? Saiba como pedir isenção da taxa para usuários do Cadúnico
Boa parte dos candidatos não sabem, mas parte dos usuários do Cadúnico podem fazer o Enem de graça. Veja comoO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já tem cronograma completamente definido. Os candidatos, aliás, já sabem os prazos para a solicitação de isenção da taxa de inscrição.
O período para quem deseja garantir a gratuidade será entre os dias 14 e 25 de abril, de acordo com o edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Esse mesmo prazo também vale para justificar ausência no Enem 2024 e assegurar a isenção na nova edição.
Quem pode pedir a isenção no Imposto de Renda?
A gratuidade é concedida para candidatos que se enquadrem em ao menos um dos seguintes perfis:
- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025.
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadúnico para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
Como solicitar a isenção no Enem?
Se você se enquadra em ao menos um dos grupos acima, tem direito de fazer a prova sem precisar pagar uma taxa. Mas mesmo esses grupos precisam solicitar a isenção, já que ela não é concedida de maneira automática.
Os interessados devem acessar a Página do Participante e fazer login com a conta Gov.br. Caso o candidato tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la seguindo as instruções do sistema.
Quem faltou aos dois dias do Enem 2024 e deseja solicitar a isenção para 2025 precisa apresentar uma justificativa. O Inep avaliará os motivos e vai determinar se o candidato continua apto a receber o benefício.
Em resumo:
- Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
- Resultado preliminar: 12 de maio
- Período de recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado final: 22 de maio
O Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é o maior vestibular do país. Todos os anos, milhões de estudantes de todo o país realizam a prova, que hoje é considerada a principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil.
Para além das vagas diretas, o Enem também é o caminho para os alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade e que desejam fazer parte de programas sociais de acesso ao ensino superior como o Prouni, o Fies ou mesmo o Sisu.
No caso dos estudantes que fazem parte do Pé-de-meia, o governo federal costuma realizar um pagamento em dinheiro aos estudantes que realizam os dois dias de prova do Enem.