Fies tem lista de espera para segundo semestre
Para checar sua situação, os alunos devem acessar a página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino SuperiorOs alunos que estão na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o processo seletivo do segundo semestre de 2025 podem verificar sua pré-seleção.
Este programa destina-se a financiar a graduação em cursos superiores pagos em instituições privadas que tenham recebido uma avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para checar sua situação, os alunos devem acessar a página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As convocações dos alunos pré-selecionados que estão na lista de espera do programa federal poderão acontecer até o dia 19 de setembro, exclusivamente por meio da página do Fies, onde os candidatos podem monitorar sua posição na lista.
Vagas
A pré-seleção depende da existência de vagas na graduação, incluindo o turno e a localidade da oferta pela instituição. O Ministério da Educação (MEC) ressalta que também é importante considerar o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.
A inclusão na lista de espera do Fies ocorre automaticamente. Todos os que se inscreveram e não foram pré-selecionados na chamada única serão adicionados à lista.
Ao todo, o programa recebeu 276.140 inscrições, sendo 111.402 candidatos efetivos, onde cada um pôde escolher até três cursos.
Neste ano, o MEC oferecerá mais de 112 mil vagas para o Fies, somando as oportunidades do primeiro e do segundo semestres. Para o segundo semestre, foram disponibilizadas 74,5 mil vagas.
Etapas
Os candidatos que foram pré-selecionados na lista de espera devem acessar o Fies Seleção com o login do portal Gov.br e precisam completar sua inscrição em até três dias úteis, confirmando as informações que forneceram anteriormente.
Após essa etapa de complementação, os alunos devem validar as informações informadas na hora da inscrição, enviando os documentos necessários, seja fisicamente ou digitalmente, em até cinco dias úteis para a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino onde foram pré-selecionados.
Se a comissão da instituição identificar alguma inconsistência nas informações apresentadas, a instituição poderá solicitar documentação complementar.
Caso a documentação seja validada, o próximo passo será a confirmação das informações junto a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação da inscrição pela comissão da faculdade.
Somente com a aprovação do banco será possível formalizar o contrato do financiamento.
Fies Social
Metade das vagas disponíveis é destinada ao Fies Social, que serve a candidatos cuja renda familiar per capita não exceda meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), e que estejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Este candidato que foi pré-selecionado para a vaga do Fies Social não precisa apresentar a documentação que comprove a renda familiar. Contudo, é necessário que ele se apresente à comissão da faculdade particular para que as outras informações sejam confirmadas.
Durante o período de complementação da inscrição, o aluno poderá solicitar um financiamento referente a até 100% dos custos educacionais exigidos pela instituição de ensino superior.