Fies tem lista divulgada para segundo semestre de 2025
O programa recebeu 276.140 inscrições, contabilizando 111.402 candidatos, sendo que cada um deles pôde se inscrever em três opçõesO Ministério da Educação (MEC) anunciou, na terça-feira, 29 de julho, os resultados da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao processo seletivo do segundo semestre de 2025. A lista com os nomes dos alunos pré-selecionados está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O programa recebeu 276.140 inscrições, contabilizando um total de 111.402 candidatos, sendo que cada um deles pôde se inscrever em três opções de curso no máximo. O número de inscrições para as vagas do Fies Social foi de 24.057.
Nesta edição do segundo semestre, foram disponibilizadas 74,5 mil vagas em 18.419 cursos ou turnos, oferecidos por 1.215 instituições de ensino privadas.
Os alunos que foram pré-selecionados terão o período de 30 de julho até 1º de agosto para completar as informações de suas inscrições.
Após essa fase, eles precisam validar as informações fornecidas, seja de forma física ou digital, em até cinco dias úteis, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino escolhida.
Os candidatos que não foram aprovados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera, com convocações previstas entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro.
Confira o cronograma do Fies 2/2025
Reserva
A partir de 2024, o programa implementou a reserva de vagas para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, tanto para o Fies quanto para o Fies Social.
Além disso, 50% das vagas disponibilizadas no Fies Social são destinadas a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que estejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sendo necessário que o cadastro esteja atualizado conforme as exigências do edital.
Essas pessoas também podem solicitar o financiamento de até 100% dos custos educacionais.
Fies Social
A partir de 2024, por meio do Fies Social, estabelecido pela Resolução nº 58/2024, o MEC busca reafirmar a função social do programa, voltado para atender estudantes de baixa renda.
Dessa maneira, o MEC pretende desempenhar um papel transformador na sociedade, oferecendo condições mais favoráveis para a obtenção de financiamento estudantil.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do MEC, foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.
Com a finalidade de proporcionar financiamento a estudantes de graduação em instituições de ensino superior privadas que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que participem do programa.