Idosos de baixa renda podem receber benefícios sociais

Este cadastro permite que governos federais, estaduais e municipais identifiquem as pessoas que vivem em situação de pobreza
- Anúncio -

Os idosos de baixa renda que estiverem inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal) podem receber benefícios sociais. Para obter reconhecimento público, a pessoa deve se inscrever.

As inscrições no Cadastro Único não garantem que você receba benefícios de transferência de renda. Este cadastro permite que governos federais, estaduais e municipais identifiquem as pessoas que vivem em situação de pobreza.

Este reconhecimento determinará quem tem direito a um programa. Isso significa que o idoso deve estar no CadÚnico para que o governo o reconheça e entenda suas necessidades.

O idoso passa a ser considerado para os auxílios se preencher os critérios de renda dos programas sociais e tiver o orçamento público disponível para novas escolhas.

Pode um indivíduo pertencente a uma família ser inscrito no Cadastro Único?

A inscrição no Cadastro Único deve ser feita pessoalmente em um posto do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Uma pessoa acima de 16 anos deve ser a pessoa que representa a família.

Como exemplo podemos citar que um pai ou uma mãe que tem dependentes financeiros. A exigência de que o processo seja realizado pessoalmente é a mesma para quem mora sozinho.

Existem duas maneiras pelas quais uma família pode inscrever um idoso no Cadastro Único se ele não se sentir bem para comparecer ao CRAS, seja porque ele não tem mais condições físicas ou porque está psicologicamente debilitado:

Por procuração: neste caso, o idoso assina uma procuração válida que dá a uma pessoa específica o direito de representar e responder por ele. Essa pessoa não precisa ser da família;

Como dependente: neste caso, um membro da família (por exemplo, um cônjuge, filho, neto ou sobrinho) registra a família no Cadastro Único e inclui o idoso como seu dependente.

O número de identificação social, também conhecido como NIS, será usado pelo idoso para obter acesso à identificação social. No entanto, se o grupo for aprovado para receber um benefício, o titular será o representante da família, em vez do idoso.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis