Jovem Potiguar tem inscrições abertas para diversos cursos
Pessoas com idades compreendidas entre 16 e 29 anos na data de início do curso podem se candidatar a realizar a formaçãoNa última quarta-feira (18), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou a abertura de inscrições para 690 vagas de cursos gratuitos para a formação profissional de jovens em todo o estado. As inscrições estão disponíveis no site da instituição, seguindo as regras do Edital Projeto Jovem.
Pessoas com idades compreendidas entre 16 e 29 anos na data de início do curso podem se candidatar. Em alguns cursos, é necessário que os candidatos tenham pelo menos 18 anos. É imprescindível que os candidatos estejam registrados no Cadastro Único do Governo Federal e tenham finalizado o ensino fundamental.
De acordo com o IFRN, o curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas é direcionado para os jovens que fazem parte da agricultura familiar.
Assim, a declaração de associação a sindicato ou cooperativa de agricultura familiar será exigida no momento do preenchimento do formulário como um requisito prévio para a habilitação.
Inscrições
O prazo para inscrições é até o dia 9 de outubro. Para se inscrever no Jovem Potiguar, é necessário acessar exclusivamente o site da instituição.
Preencha e envie o formulário eletrônico que está disponível no site; durante a inscrição, é necessário fornecer o nome completo, CPF, número de celular e e-mail.
Informar, quando necessário, se possui ensino fundamental completo, se já passou pelo sistema socioeducativo ou se é uma pessoa transexual.
Os resultados do processo seletivo serão divulgados em 22 de outubro, junto com as relações das pessoas pré-inscritas, na página do projeto.
Projeto Potiguar O projeto Jovem Potiguar foi criado em uma parceria entre IFRN, Ministério do Trabalho e do Emprego e SEMJIDH, com o objetivo de atender 1,5 mil jovens.
Este é o início do projeto. As aulas são voltadas para o aprimoramento das competências técnicas e profissionais, assim como para incentivar o desenvolvimento de projetos de vida criativos.
Além disso, o Programa Manuel Querino busca promover a formação política dos participantes e oferecer ações de qualificação social e profissional para jovens e trabalhadores, visando facilitar sua inserção e permanência no mercado de trabalho.