MEC dá início as inscrições para o “Enem dos Professores”

Prova será aplicada no dia 26 de outubro em todo o Brasil
- Anúncio -

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abriu nesta segunda-feira, 14 de julho, as inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) 2025. O prazo para se inscrever vai até 25 de julho.

A taxa de inscrição é de R$ 85, com vencimento para pagamento em 31 de julho, via Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). 

O edital prevê isenção para estudantes habilitados e inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2025 por suas instituições e participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no Cadastro Único dos Benefícios Sociais (CadÚnico).

Além de doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

O que é o “Enem dos Professores”?

O “Enem dos Professores”, oficialmente chamado de Prova Nacional Docente (PND), é um exame unificado para avaliar a formação de concluintes de cursos de licenciatura, com o objetivo de auxiliar estados e municípios na seleção de professores para a educação básica pública.

A PND faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil e busca padronizar a avaliação dos futuros docentes, unificando os processos seletivos. 

A prova também visa fornecer dados para aprimorar a formação inicial e continuada de professores, auxiliando na formulação e avaliação de políticas públicas.

O certame oferece um instrumento para auxiliar os entes federativos na seleção de professores, otimizando o processo e garantindo a contratação de profissionais qualificados.

Quem pode participar?

A PND tem como alvo:

  • Estudantes concluintes de cursos de licenciatura inscritos no Enade 2025: Para este grupo, a participação na PND é automática, sem a necessidade de uma nova inscrição.
  • Interessados em concursos públicos ou processos seletivos: Pessoas que desejam utilizar o resultado da PND como etapa classificatória em seleções de União, estados, Distrito Federal e municípios devem se inscrever individualmente.

Candidatos que necessitem de atendimento especializado ou que desejem usar nome social durante a avaliação têm até 25 de julho para fazer a solicitação no ato da inscrição.

Como será a prova?

A PND 2025 será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal, no dia 26 de outubro, com duração total de 5h30. O exame será dividido em duas partes:

  • Formação geral docente: Conteúdo comum a todas as áreas de licenciatura.
  • Componente específico: Conteúdo próprio de cada área de avaliação da licenciatura.

Cronograma PND 2025 

  • Inscrições: de 14 a 25 de julho  
  • Solicitação de atendimento especializado e nome social: de 14 a 25 de julho  
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 14 a 31 de julho  
  • Aplicação da prova: 26 de outubro  
  • Gabarito preliminar: 28 de outubro  
  • Gabarito definitivo: 11 de novembro 
  • Resultado: 10 de dezembro
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis