Ministério altera lista de documentos para inscrição no Cadúnico
Ministério do Desenvolvimento Social divulgou uma nova lista com os documentos que são importantes para o cidadão que quer entrar no CadúnicoO Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome anunciou nesta semana uma mudança no sistema de entrada no Cadúnico do Governo Federal. A partir de agora, novos documentos são exigidos para o procedimento de inscrição. Esta é uma informação importante para quem ainda não faz parte do cadastro e deseja entrar.
A novidade da lista é que o cidadão vai precisar levar consigo um documento de identificação com foto, e também um comprovante de residência do titular da família. Até aqui, os únicos documentos que eram exigidos para esta pessoa eram o CPF e o título de eleitor. Para os documentos dos demais membros, nada muda.
A lista atualizada
Veja abaixo a lista atualizada de documentações que precisam ser levadas pelo cidadão que deseja realizar uma inscrição no sistema do Cadúnico.
Para o titular:
- CPF, de preferência, ou Título de Eleitor;
- Documento de identificação com foto; e
- Comprovante de endereço ou, na falta deste, declaração de residência assinada pelo RF.
Para os outros membros da família, é necessário levar ao menos um dos documentos abaixo de cada um:
- CPF, de preferência;
- Título de Eleitor;
- Certidão da Nascimento ou Casamento;
- Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.
Para as famílias que possuem um responsável legal, é necessário levar:
Do responsável legal:
- CPF; e
- Documento comprobatório da representação legal;.
Da pessoa que está sendo representada:
- CPF, de preferência; ou
- Título de Eleitor;
- Documento de identificação com foto; e
- Comprovante de endereço ou, na falta deste, declaração de residência assinada pelo RF.
Dos demais componentes da família, um dos seguintes documentos:
- CPF, de preferência;
- Título de Eleitor;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.
O Cadúnico
O Cadúncio é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no Brasil. É a partir dos dados deste sistema que o Ministério do Desenvolvimento Social seleciona pessoas para participar de programas sociais como Bolsa Família e Auxílio-gás nacional, por exemplo.
Embora o Cadastro Único seja gerido pelo Governo Federal, o processo de seleção das pessoas é de responsabilidade das prefeituras. Neste sentido, é importante que o cidadão entre em contato com a sua gestão municipal para entender como o processo de seleção funciona em sua cidade.
Vale lembrar que a simples entrada no sistema do Cadúnico não garante o recebimento de nenhum programa social. De todo modo, o cidadão que está na lista passa a ter mais chances de seleção.