INSS vai integrar CNU 2025 com 300 vagas e salário de R$ 7,8 mil
O edital está previsto para julho, com provas para outubro e dezembroO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora faz parte da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2), elevando o número de órgãos federais participantes de 35 para 36.
Com a entrada do INSS, o total de vagas aumentou de 3.352 para 3.652. As 300 novas vagas são para o cargo de Analista do Seguro Social.
O CNU 2 segue em fase de planejamento. Em abril, houve a divulgação do termo de referência para selecionar a banca organizadora do concurso.
O edital só será publicado após a escolha oficial da banca, com previsão de lançamento em julho de 2025.
Atualmente, a distribuição das vagas é a seguinte: 2.480 vagas imediatas e 1.172 para cadastro de reserva.
Além da inclusão das vagas do INSS, o CNU 2 também ajustou a nomenclatura de cargos da Funarte e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
CNU 2025
A estrutura da segunda edição do Enem dos Concursos seguirá o modelo de blocos temáticos. Serão 9 blocos, agrupando cargos relacionados, permitindo que os candidatos indiquem sua lista de preferência dentro do bloco no momento da inscrição.
Entre as principais novidades do CNU está a realização das provas em duas datas distintas.
No primeiro dia de aplicação, previsto para 5 de outubro, todos os candidatos inscritos farão as provas objetivas.
O segundo dia, com previsão para 7 de dezembro, destina-se exclusivamente às provas discursivas, com realização apenas pelos candidatos habilitados e convocados na primeira fase.
A convocação para a segunda etapa será feita para candidatos classificados em até nove vezes o número de vagas disponíveis para cada cargo, abrangendo ampla concorrência e as cotas para pessoas negras e pessoas com deficiência.
Carreiras
O CNU 2025 também contempla carreiras transversais, ou seja, cargos que podem ter exercício em diferentes órgãos da administração federal. Esses cargos exigem nível superior completo:
- Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (ATDS) — nível superior
- Analista Técnico de Defesa e Justiça (ATDJ) — nível superior
Essas funções têm como característica a possibilidade de atuação em diversos contextos institucionais, conforme as necessidades da administração pública.
Cronograma Previsto do CNU 2025
- Publicação do edital e abertura das inscrições: Julho de 2025
- Aplicação da prova objetiva: 5 de outubro de 2025
- Aplicação da prova discursiva (para habilitados na 1ª fase): 7 de dezembro de 2025
- Divulgação dos resultados finais: Fevereiro de 2026