Seeduc RJ abrirá 4.700 vagas para professores PSS; sem concurso!

O objetivo é que os docentes  ingressem na rede estadual de ensino ainda em 2024

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc RJ) irá abrir 4.700 vagas temporárias para professores – no regime de Processo Seletivo Simplificado (PSS) – nos próximos meses. O objetivo é que os docentes  ingressem na rede estadual de ensino ainda em 2024. 

As novas contratações serão possíveis graças a Lei nº 10.363, publicada nesta quarta-feira (8), que amplia o número de vagas temporárias na Seedc, sem que a pasta precise organizar um novo concurso. 

No final de abril, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o Projeto de Lei (PL) que amplia a contratação de docentes por PSS. Anteriormente, o limite era 20% do total de professores efetivos, agora o número subiu para 30%. Com isso, a Seeduc RJ pode preencher até 15 mil vagas com professores temporários

Professores PSS Rio de Janeiro 

De acordo com o governo estadual, os docentes serão contratados através do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para preencher vagas “de excepcional interesse público”, como professores para substituir profissionais afastados das salas de aula por inúmeras razões (morte, aposentadoria, exoneração, capacitação, licença, etc). 

Destaques sobre *** por e-mail

Os professores contratados irão atuar em diferentes modalidades do ensino básico nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. Estão dentro do previsto, unidades do sistema prisional e socioeducativo.

“Essa é uma conquista muito importante para a educação pública no estado. As contratações não substituem os concursos e visam suprir faltas temporárias”, destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Edital 

A Seeduc RJ não confirmou o prazo para publicação do edital com as vagas para professores PSS. “Trabalhamos para que essa aprovação acontecesse no menor prazo possível”, explicou o governador Cláudio Castro, ainda em abril.

Vale destacar que os profissionais terão contrato de dois anos, com a possibilidade de prorrogação por mais dois anos.

Os interessados devem ficar atentos às atualizações sobre o processo de contratação e acessar o site da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc RJ).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis