TJ SP segue com estudo de novo concurso para a carreira de escrevente

Em 2023 o órgão abriu dois concursos e nomeou diversos aprovados. Segundo informações, 771 escreventes foram nomeados

O TJ SP segue com estudo para abertura de um novo concurso, destinado para a carreira de escrevente, que tem exigência do ensino médio. O edital ainda não tem data para ser divulgado.

A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo à Folha Dirigida por Qconcursos. Em resposta o órgão se pronunciou:

“A necessidade de abertura de concursos está em constante observação, no entanto, ainda não está autorizada a publicação do edital”, disse o órgão.

Vale ressaltar que essa é a carreira mais procurada dentro do tribunal. O TJ SP ainda revelou que ainda não foram homologados os editais divulgados no ano passado.

Em 2023 o órgão abriu dois concursos e nomeou diversos aprovados. Segundo informações, 771 escreventes foram nomeados, sendo que 731 delas foram de escrevente da comarca da capital; e 40 nomeações foram de escrevente das Circunscrições Judiciárias da 1ª RAJ.

Destaques sobre *** por e-mail

No ano passado foram cinco editais totais, com 819 vagas oferecidas. Dentre as funções estavam as de carreiras de escrevente (com 400 vagas e outro com 60), oficial de justiça, juiz, assistente social e psicólogo.

O cargo de escrevente é destinado para quem possui o ensino médio completo e tem jornada de trabalho de 40 horas. O salário inicial é de R$5.480,54, além de contar com auxílios de alimentação, saúde e transporte.

Provas do concurso TJ SP de escrevente

Em 2023, os  candidatos tiveram uma prova objetiva que contou com 100 questões, distribuídas nas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (24 questões)
  • Conhecimentos em Direito (40)
  • Conhecimentos Gerais/Atualidades (seis)
  • Conhecimentos Gerais/Matemática (seis)
  • Conhecimentos Gerais/Informática (14)
  • Conhecimentos Gerais/Raciocínio Lógico (dez)

Para ser aprovado no concurso, o candidato precisa acertar 50% dos blocos I, que corresponde às questões de Português, e ao bloco II, sobre Direito. Esses são de caráter eliminatórios. Além disso, os candidatos também foram avaliados por meio de uma prova prática.

A prova prática consiste em uma avaliação de formatação e digitação, destinada apenas para os candidatos habilitados e que tenham conseguido as melhores classificações, respeitando as notas de corte da prova objetiva.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis