Americanas sugere uso do FGTS para comprar ovo de páscoa

Rede de lojas Americanas está sugerindo que as pessoas usem o seu FGTS para comprar os ovos de chocolate na Páscoa que se aproxima

A rede de lojas Americanas causou polêmica nesta semana ao indicar que os consumidores poderiam usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra do ovo de páscoa. As imagens estão viralizando nas redes sociais.

O FGTS é um benefício concedido aos trabalhadores que possuem carteira assinada. Em condições normais, este dinheiro é usado para realizar grandes aquisições como a compra de uma casa própria, por exemplo.

“Com ele, o trabalhador pode usar o dinheiro para ações como: aquisição da casa ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves”, diz a Caixa Econômica Federal.

O FGTS para o ovo de páscoa

Logo depois de a imagem viralizar nas redes sociais, a loja comunicou que o anúncio de compra do ovo de chocolate com o dinheiro do FGTS é real.

Destaques sobre *** por e-mail

“A Americanas informa que o produto financeiro citado (FGTS) é utilizado de forma ampla por vários setores da economia, inclusive pelo varejo e, com a criação do saque- aniversário, passou a poder ser usado para compras em várias categorias de sua rede de lojas”, disse a loja.

“A companhia lembra que a utilização do serviço financeiro é apenas mais uma opção de pagamento para o consumidor”, completou a varejista.

Em resumo, a loja explica que a ideia é que os consumidores usem uma linha de crédito específica do FGTS, que permite a antecipação do dinheiro que ainda não foi depositado. O que a rede não explica na propaganda é que esta linha conta com uma dose importante de juros.

Situação das Americanas

Vale lembrar que a rede Americanas está em processo de recuperação judicial desde janeiro do ano passado, quando um rombo de nada menos do que R$ 20 bilhões foi descoberto.

Já o saque-aniversário do FGTS foi criado em 2020 ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Quem opta por este sistema, passa a ter o direito de sacar a quantia do Fundo de Garantia todos os anos, sempre no mês do seu nascimento ou nos dois meses seguintes.

Neste mês de março, por exemplo, o saque-aniversário do FGTS pode ser feito pelas pessoas que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março. A partir do próximo dia 1º de abril, o saldo fica disponível para quem nasceu no mês de abril, e deixa de estar disponível para quem nasceu em janeiro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis