Como emitir a Certidões negativas de débitos do seu FGTS pela internet
O procedimento é bastante simples e precisa somente seguir as nossas dicas. EntendaAlguns bancos, organizações e outras entidades costumam requerer alguma Certidão Negativa de Débitos (CND) para aceitarem ofertas de fornecedores ou pedidos de empréstimo. O documento comprova que a empresa não tem dívidas fiscais e tributárias com as esferas federal, estadual e municipal.
As certidões negativas de débitos (CND) visam comprovar a ausência de débitos em algum dos entes federativos, essas certidões podem servir para diversos objetivos e a partir deste ano, elas serão emitidas somente pela internet.
Desde o ano passado as certidões negativas de débitos e as certidões positivas com efeitos de negativa (CPEN) são emitidas pela internet, de maneira mais simplificada.
As Certidões
A emissão das certidões negativas de débitos e positivas com efeitos de negativa, servem para cumprir os objetivos do contribuinte.
Geralmente, as certidões negativas são solicitadas em casos de empréstimos, negócios empresariais, processos de licitação e diversas outras finalidades.
Uma CND pode comprovar que uma empresa não tem débitos fiscais e tributários com as esferas federal, estadual e municipal.
Podemos concluir que, este é um documento muito importante para as organizações, mas a emissão de uma CND era realizada de diversas formas.
Antes, em alguns locais a Certidão era emitida presencialmente, em outros pela internet, mas isso mudou no começo deste ano, com a Portaria Conjunta RFB / PGFN Nº 103 de 2021 que entrou em vigor desde 1º de janeiro de 2022.
Emissão da CND do FGTS pela internet
A emissão das Certidões Negativas de Débitos pode ocorrer pela internet, afinal. Para emitir a CND, siga os passos a seguir:
- Acesse o site consulta-crf.caixa.gov.br;
- Digite o CNPJ ou o CEI;
- Informe o UF;
- Confira se está tudo regular;
- Clique em “Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS – CRF”.
E está pronto! Depois é só imprimir a sua via, sem burocracia e com total facilidade. O cidadão não precisa sair de casa e tem seu documento ao alcance das mãos.