É possível usar o FGTS para quitar dívida do cartão de crédito?
Veja como o FGTS pode ser a chave para a solução!Em tempo de grana curta, o brasileiro precisa dar nó em pingo d´água para pagar as contas. O cartão de crédito é um dos maiores vilões. Quando a fatura chega, dá até medo de abrir para ver o total.
Se você está enfrentando dificuldade com o cartão de crédito, já chegou a pensar em usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quitar essa dívida?
Parcelar compras, fazer compras emergenciais, mas quando a gente começa a deixar os pagamentos mínimos se acumularem, o que parecia ser uma solução acaba virando um problema.
Se você já entrou no crédito rotativo, sabe que os juros podem ser absurdamente altos, chegando a mais de 400% ao ano! Então, o que fazer? Bom, uma das alternativas que pode te ajudar a sair dessa cilada é o uso do FGTS.
O que é o crédito rotativo e como ele afeta o seu bolso?
Quando você paga apenas uma parte da fatura do cartão de crédito, o saldo restante entra no crédito rotativo. E aí, os juros vão acumulando mês a mês. É como se fosse um ciclo vicioso: a dívida só cresce. E, se você não pagar a totalidade da fatura, vai acabar se afundando mais e mais.
Pois é, muitos brasileiros estão nessa mesma situação. E é justamente nesse momento que as pessoas começam a procurar soluções, como o uso do FGTS.
Mas, afinal, dá para usar o FGTS para quitar as dívidas do cartão de crédito? Vejamos no próximo tópico
FGTS e o cartão de crédito
Sim, é possível usar o FGTS neste caso. Todavia, há algumas regras. O que você pode fazer é antecipar o saque-aniversário do FGTS, que é uma opção que permite retirar uma parte do seu saldo do fundo antes do seu aniversário de saque.
Esse valor pode ser usado como garantia para um empréstimo, e você pode utilizá-lo para pagar a dívida do cartão de crédito.
Como funciona a antecipação do saque-aniversário?
Neste caso, a pessoa pode usar o saldo do seu FGTS como garantia para solicitar um empréstimo. A boa notícia é que os juros dessa modalidade costumam ser bem mais baixos que os do cartão de crédito. Além disso, o valor é liberado super rápido – normalmente, em até 1 dia útil!
O valor não compromete a renda. O valor é descontado diretamente do saldo do FGTS, então a renda não será comprometida
Quando vale a pena usar o FGTS para quitar as dívidas?
A antecipação do saque-aniversário pode ser uma boa opção quando:
- A dívida tem juros muito altos (como as do cartão de crédito, que podem passar dos 10% ao mês).
- Você possui saldo suficiente no FGTS para utilizá-lo.
- Precisa de uma solução rápida para evitar o acúmulo de juros.
Mas, fique atento: ao antecipar o saque-aniversário, você estará diminuindo o saldo do seu FGTS, o que pode ser um problema em situações futuras, como quando precisar do fundo para uma emergência, como uma demissão sem justa causa, por exemplo.
Então, planeje-se! O ideal é usar essa alternativa com cautela, e nunca de forma impulsiva.