FGTS: Confira o que são as contas inativas
Algumas situações que possibilitam sacar o FGTS incluem demissão sem justa causa, fim de contrato por prazo determinado e aposentadoriaO FGTS é um direito importante dos trabalhadores do Brasil com carteira assinada. As empresas precisam depositar 8% do salário do funcionário em uma conta específica todo mês. Estes valores não são deduzidos do salário do trabalhador.
Quando o trabalhador é demitido da empresa, os depósitos param e a conta fica inativa. Em certos casos, o funcionário pode retirar o dinheiro acumulado.
O que é uma conta inativa do FGTS?
As contas do FGTS são criadas para ser uma reserva financeira para o trabalhador. Algumas situações que possibilitam sacar o FGTS incluem demissão sem justa causa, fim de contrato por prazo determinado e aposentadoria.
Se a demissão for por justa causa ou se a pessoa pedir demissão, os valores continuarão bloqueados. Nesses casos, a empresa para de depositar mensalmente, o que faz com que a conta seja considerada inativa. Apesar disso, o valor ainda está rendendo juros e correção monetária.
Quando posso retirar dinheiro de contas inativas do FGTS?
O saque do FGTS de contas inativas é permitido em várias situações específicas. Todas as situações em que o saque pode ser feito estão listadas no site oficial da Caixa Econômica Federal.
Como sacar o dinheiro do FGTS?
Se o trabalhador se enquadrar nas modalidades de saque do FGTS, ele pode solicitar o recebimento dos valores pelo aplicativo ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.
O trabalhador pode acompanhar todo o processo no aplicativo, desde a solicitação até a liberação dos valores. Se optar por ir a uma agência, leve todos os documentos que comprovem sua elegibilidade para o saque. As atualizações também estarão disponíveis na agência.
Como posso verificar o saldo da minha conta inativa do FGTS?
Você pode verificar os saldos de contas inativas usando o aplicativo ou o site da Caixa Econômica Federal. O trabalhador pode acompanhar todas as movimentações e saber exatamente quanto tem disponível para sacar.
Com todas essas informações, você poderá saber quando e como acessar o dinheiro do FGTS, ajudando a planejar suas finanças de forma mais completa. Fique informado e usufrua de seus direitos como trabalhador.