FGTS Digital entra em testes a partir de agosto. Veja como será

A ferramenta integra-se ao eSocial para agilizar a liberação de serviços e direitos do trabalhador

Você que tem sua empresa e recolhe o FGTS de seus funcionários devem ficar atentos para o FGTS Digital. Este serviço veio para facilitar a rotina do Departamento Pessoal das empresas. 

O governo vai colocar à disposição dos empregadores este serviço a partir de agosto. Ele passará por uma fase de teste para os empregadores já irem se adaptando à nova sistemática de recolhimento do FGTS. Assim, sua  implementação de fato está prevista para janeiro de 2024. 

A data prevista para o período de testes será em 16 de agosto e termina em 3 de novembro.

Todavia, por se tratar de um ambiente de testes, as guias do FGTS Digital não terão validade legal, mas o empregador poderá fazer a simulação dos pagamentos, acompanhando o processo desde o envio dos dados ao eSocial até a quitação da obrigação de recolhimento. 

FGTS Digital

Destaques sobre *** por e-mail

O FGTS Digital é uma plataforma virtual de sistemas integrados. Já o objetivo da tecnologia, de acordo com o próprio Governo Federal, é integrar sistemas para gerenciar os mais variados processos sobre obrigações do FGTS. 

Com isso, as empresas podem cumprir suas obrigações de forma muito mais simples e rápida, eliminando burocracias.

A sigla significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que, na prática, quer dizer uma garantia para trabalhadores demitidos sem justa causa.

E para que haja essa segurança, todo mês, as empresas precisam pagar a chamada (GRF) Guia de Recolhimento do FGTS. O valor vai para as contas da Caixa Federal correspondentes aos trabalhadores. 

A novidade, ou seja, a plataforma do FGTS vem justamente para substituir a (GRF) e unificar outros serviços em uma só plataforma que é o eSocial. 

Quais os serviços disponíveis no FGTS Digital?

Por meio da implementação desse novo sistema, tanto o empregado como o empregador tem uma série de serviços disponíveis.

Para as empresas, será possível criar e personalizar boletos, realizar consultas, visualizar dívidas, optar por parcelamentos, solicitar reembolsos quando necessários, entre outros serviços que contribuem para otimizar a rotina de prestação de contas quanto ao FGTS.

Já para os colaboradores, é possível consultar os extratos, verificar seus depósitos, conferir atrasos, verificar transferências, empréstimos e ainda oferece acesso a diversos requerimentos necessários para a liberação do crédito.

Acesso ao FGTS Digital

Para acessar essa plataforma, é necessário utilizar o login de registro do site gov.br. com nível prata ou ouro. Esse é um meio seguro e confiável para que qualquer usuário possa ter acesso a diversos serviços do Governo Federal, inclusive quanto aos registros do FGTS.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis