FGTS: nascidos em agosto já podem realizar saque-aniversário

Trabalhadores nascidos no mês de agosto já podem sacar o saldo do FGTS, desde que tenham aderido ao sistema de saque-aniversário. Entenda regras

Nascidos em agosto que optaram por entrar no sistema do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já podem sacar os valores. A informação foi confirmada pela Caixa Econômica Federal. O dinheiro está disponível para movimentação por este público desde o último dia 1º.

Pessoas que fazem aniversário em agosto e que não estão dentro do sistema de saque-aniversário têm até o final deste mês para realizar a adesão. Não é necessário sair de casa para fazer o pedido. Basta acessar as informações do seu perfil no aplicativo do Meu FGTS, que está disponível gratuitamente para download.

Para aqueles que já estão dentro do sistema do saque-aniversário, a movimentação já está liberada. Quem já optou por este esquema, já ganhou o direito de realizar o saque no mês do seu nascimento, ou nos dois meses imediatamente seguintes. Assim, quem nasceu em agosto pode movimentar o saldo nos seguintes meses:

  • Agosto (mês do nascimento);
  • Setembro;
  • Outubro.

Por esta mesma lógica, as pessoas que nasceram no mês de junho e que aderiram ao sistema do saque-aniversário do FGTS têm até o final deste mês de agosto para realizar o saque. Para este grupo, os repasses estão disponíveis nos seguintes meses:

Destaques sobre *** por e-mail

  • Junho (mês do nascimento);
  • Julho;
  • Agosto.

Pense bem antes de aderir

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma espécie de poupança que pertence ao trabalhador, mas que só pode ser usado em situações específicas, como em uma demissão sem justa causa, ou o acometimento de uma doença grave, por exemplo.

Recentemente, no entanto, a Caixa passou a permitir um novo modelo de retirada: o saque-aniversário. Quem opta por este sistema passa a ter o direito de sacar a quantia todos os anos, sempre no mês do seu nascimento, ou nos dois meses seguintes.

Contudo, ao aderir ao saque-aniversário o trabalhador não pode mais sacar a quantia em caso de demissão sem justa causa. Além disso, depois de aderir ao novo saque, um retorno para o saque-rescisão é complexo e pode levar vários meses.

Fim do saque-aniversário

O atual Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT) não nega para ninguém que acha que o saque-aniversário do FGTS é injusto. Ele já prometeu acabar com esta linha, mas já reconheceu que esta é uma decisão que, no final das contas, cabe ao Congresso.

Marinho deve enviar ao Parlamento um novo projeto pedindo uma série de mudanças no sistema do saque-aniversário do FGTS neste segundo semestre.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis