Lucro do FGTS também será distribuído em 2023. Veja!

Em 2022 foi distribuído cerca de 13 bilhões do lucro do FGTS

Um dos direitos de quem trabalha com carteira assinada é o de receber o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), uma espécie de reserva para amparar o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Além dos depósitos mensais que são feitos na conta de cada pessoa, os celetistas também podem receber o lucro do FGTS. 

A distribuição desse valor é feita desde 2017 e contempla quem tem contas ativas e inativas no Fundo. Todo ano, milhares de trabalhadores recebem o depósito, cujo montante varia de acordo com o resultado do ano e com o saldo que o cidadão tem na conta.

No ano passado, a Caixa Econômica Federal disponibilizou cerca de R$ 13 bilhões do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores. Isso representa 99% de todo o lucro obtido.

O lucro em questão é referente à correção monetária aplicada em todo o saldo do FGTS  acumulados em 2021. Para você entender melhor: enquanto o trabalhador não retira o dinheiro do fundo, o governo federal utiliza os valores para financiar projetos de infraestrutura e saneamento básico.

É como se o trabalhador esteja concedendo um “empréstimo” ao governo. Desta forma, o governo realiza uma correção monetária que funciona como uma espécie de um pagamento de juros por ter utilizado os recursos.

Destaques sobre *** por e-mail

Quando o lucro do FGTS será pago em 2023?

O lucro do FGTS virou assunto normal na vida dos trabalhadores que já ficam atentos quando acontecem os repasses que ocorrem todos os anos.

Em 2017, por meio da Lei nº 13.446, surgiu o repasse da correção monetária para os trabalhadores no mês de agosto. Nesta época, ficou decidido que os beneficiários receberiam 50% dos lucros obtidos, mas hoje o Conselho Curador do FGTS é o órgão responsável pela avaliação e definição do percentual exato a ser direcionado aos trabalhadores.

Sendo assim, o repasse ocorre automaticamente na conta de cada empregado com carteira assinada, sem precisar que ele faça uma solicitação e vem com a seguinte especificação: “Cred.Dist.resultado ano-base 12/2023”.

Quem terá direito ao lucro do FGTS?

Para que você tenha direito ao lucro é preciso que tenha saldo nas contas do FGTS no dia 31 de dezembro de 2022. O lucro será liberado em 2023, mesmo para o trabalhador que tenha sacado todos os valores do Fundo de Garantia.

Quanto maior o saldo do trabalhador, mais ele tem direito a valores mais altos do lucro do FGTS.

Qual o valor do lucro do FGTS em 2023?

Por enquanto não é possível precisar qual será o lucro distribuído em 2023. Isso porque a correção monetária é de responsabilidade do Conselho Curador do FGTS. Ele vai determinar quanto do  repasse do lucro ocorre aos trabalhadores após a apuração.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis