Lucro do FGTS terá depósito em 2022. Confira a data de pagamento
Milhares de trabalhadores vão poder ser contemplados com este valorAqui vai uma boa notícia para os trabalhadores! Aqueles que exerciam atividade com carteira assinada e possuíam saldo nas contas vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 31 de dezembro de 2021 podem receber o lucro do FGTS a partir de 1º de agosto.
O lucro do FGTS é a soma dos acúmulos pelo fundo de garantia que se multiplica conforme juros e rendimentos e, anualmente, esse montante é dividido entre os segurados
Quem tem direito ao lucro do FGTS?
O lucro do FGTS é aplicado com base no saldo que todos os trabalhadores tinham nas contas do Fundo de Garantia no dia 31 de dezembro do ano anterior.
Sendo assim, todo e qualquer trabalhador que possuía saldo nas contas do FGTS até o dia 31 de dezembro de 2021 receberá o lucro este ano.
Isso vale tanto para os trabalhadores que no decorrer desse ano já realizaram o saque parcial ou integral dos valores correspondentes ao FGTS, tendo em vista que a correção é relacionada ao saldo do ano passado.
Prazo de pagamento
Segundo a Lei 13.446 de 2017, a distribuição do lucro do FGTS obrigatoriamente deve ocorrer até o dia 31 de agosto do ano seguinte ao exercício de apuração do resultado.
Sendo assim, os valores do lucro do FGTS vinculada ao dia 31 de dezembro do ano passado obrigatoriamente devem ser realizados até o dia 31 de agosto.
Levando como base os anos anteriores onde o lucro foi distribuído aos trabalhadores no mês de agosto, para este ano o repasse também deve acontecer entre o primeiro e último dia de agosto.
Qual o valor do lucro do FGTS?
A distribuição do lucro do FGTS será proporcional ao saldo de cada conta vinculada ao Fundo de Garantia em 31 de dezembro de 2021.
Assim, quanto maior o saldo do trabalhador em 31 de dezembro, maior será o lucro recebido. Todavia é necessário aqui um ponto de atenção.
Esse ponto de atenção diz respeito a qual será o valor do lucro que será distribuído aos trabalhadores pelo Conselho Curador do FGTS. Isso porque é de responsabilidade do Conselho Curador do FGTS determinar qual será o índice de repasse dos lucros do Fundo de Garantia aos trabalhadores.
Índices que devem ser debatidos ainda nos próximos meses pelo Conselho Curador em reuniões extraordinárias. Assim, até se determinar qual o índice, não há como ter uma exatidão de qual será o valor que os trabalhadores poderão receber.