Saiba tudo sobre o saque-aniversário. Veja como aderir e quais as regras
Como antecipar o valor do FGTS ao aderir a esta modalidadeQuer entender tudo sobre o saque-aniversário do FGTS? Essa é uma opção que vale para aqueles que trabalham sob regime CLT, ou seja, de carteira assinada.
Neste ano de 2022, houve algumas mudanças no saque-aniversário, então é bom ficar atento às novas regras para saber como proceder caso queira antecipar o recebimento de um percentual do FGTS.
Acompanhe a leitura a seguir!
O que é saque-aniversário do FGTS?
Vigente desde 2020, nessa modalidade o trabalhador pode fazer retiradas anuais do saldo do FGTS, sempre no mês do aniversário. Com ele, o trabalhador consegue retirar uma parcela do saldo no fundo de garantia, não importa se a conta está ativa ou inativa.
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador precisa solicitar a adesão. Isso pode ser feito de pelo menos algumas maneiras: pelo app do FGTS, pelo portal da Caixa Econômica Federal, pelo app FGTS ou indo pessoalmente a uma agência bancária.
Quais as regras para fazer o saque-aniversário?
Em fevereiro deste ano, surgiram novas regras para retirada do benefício. Preste atenção!
O abono pode ser sacado de forma integral pelos próximos cinco anos. Antes, o período era de apenas três anos. Isso é algo positivo para o trabalhador, pois poderá usufruir do benefício por mais tempo.
Para isso é preciso cumprir as regras:
- Possuir 18 anos de idade ou mais.
- Ter uma conta na Caixa.
- Optar pelo saque-aniversário e dar autorização para que o banco consulte seu saldo no FGTS.
- Ter o CPF regular.
- Não ter dívidas na Caixa.
Particularidades sobre o saque-aniversário FGTS
Caso o trabalhador opte por fazer saques anualmente do FGTS, não poderá fazer a retirada total da conta em caso de demissão. Isso significa que terá direito a somente 40% dos valores disponíveis, o que inclui férias proporcionais, aviso prévio e outros benefícios.
Esse é um ponto muito importante que precisa ser entendido antes de aderir ao saque-aniversário. Caso não possua uma reserva de emergência completa, esse dinheiro com certeza fará falta caso perca o emprego.
Outra informação importante é que ao optar pelo benefício anual, o trabalhador só conseguirá voltar atrás após o prazo de dois anos.
O prazo é de três meses para resgatar o dinheiro. Isso inclui o próprio mês do seu aniversário e os dois meses subsequentes.