Saque-aniversário do FGTS: confira o calendário de 2024
Ministério do Trabalho já protocolou o calendário detalhado de liberações do saque-aniversário do FGTS para todo o ano de 2024Criado no ano de 2020, o sistema de saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) permite que o trabalhador saque a quantia todos os anos. A ideia é que este direito seja concedido sempre no mês do seu nascimento, ou nos dois meses seguintes.
Entrar no saque-aniversário, no entanto, é opcional. Quem opta por este sistema, perde o direito de sacar o FGTS em caso de uma demissão sem justa causa. Assim, cada cidadão deve pesar bem as suas necessidades antes de fazer a escolha.
Quem decidir entrar neste sistema, pode solicitar a adesão através destes canais:
- app do FGTS;
- site do FGTS;
- internet banking da Caixa.
Não há, portanto, qualquer necessidade de se dirigir até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal para realizar esta solicitação.
Calendário do saque-aniversário
Para este ano de 2024, o governo federal já protocolou o calendário oficial de pagamentos. Quem nasceu no mês de janeiro, por exemplo, já pode movimentar o saldo desde o último dia 1º.
- Nascidos em janeiro: saques de 2 de janeiro a 29 de março
- Nascidos em fevereiro: saques de 1º de fevereiro e 30 de abril
- Nascidos em março: saques de 1º de março a 31 de maio
- Nascidos em abril: saques de 1º de abril a 28 de junho
- Nascidos em maio: saques de 2 de maio a 31 de julho
- Nascidos em junho: saques de 3 de junho a 30 de agosto
- Nascidos em julho: saques de 1º de julho a 30 de setembro
- Nascidos em agosto: saques de 1º de agosto a 31 de outubro
- Nascidos em setembro: saques de 2 de setembro a 30 de novembro
- Nascidos em outubro: saques de 1º de outubro a 29 de dezembro
- Nascidos em novembro: saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
- Nascidos em dezembro: saques de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025
Mudanças nas regras
Durante live ainda no final do ano passado, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, chegou a dizer que um projeto com propostas de mudanças nas regras do saque-aniversário do FGTS será discutido em conjunto com o congresso nacional em 2024.
“Acho que teremos dificuldade de sanar esse problema esse ano e provavelmente nós só conseguiremos fazer, encaminhar para o Congresso Nacional no começo do ano (2024), tenho tratado disso com a Casa Civil reiteradamente”, disse Marinho.
“Tenho muita reclamação, trabalhadores demitidos que não conseguiram resgatar o dinheiro. Nós estamos conversando, peço desculpas, não vamos conseguir resolver neste ano, mas, seguramente, no começo do próximo ano”, disse o ministro.
“Estamos construindo proporções legislativas para mandar ao Congresso Nacional e aí resolver definitivamente essa questão do fundo de garantia”, seguiu Luiz Marinho.