Saque-aniversário do FGTS: veja os pontos positivos e negativos

Saque-aniversário do FGTS é uma das modalidades de retirada do Fundo de Garantia. Veja pontos positivos e negativos antes de migrar

Você já ouviu falar em saque-aniversário? Trata-se de um sistema em que o trabalhador ganha o direito de sacar a quantia do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) todos os anos, sempre no mês do seu nascimento e nos dois meses seguintes.

O saque-aniversário é o oposto do saque-rescisão, sistema que permite que o trabalhador só tenha o direito de sacar a sua quantia em casos extremos como uma demissão sem justa causa, por exemplo. O cidadão precisa sempre escolher entre estes dois modelos de retirada.

O saque-aniversário

Nenhum trabalhador é obrigado a entrar no saque-aniversário do FGTS. Esta é uma escolha que pertence a cada cidadão. Portanto, é preciso analisar todos os prós e contras desta migração, antes de decidir aderir ou não a este sistema.

Para ajudar nesta decisão, separamos abaixo uma lista de pontos positivos e negativos para as pessoas que estão analisando a possibilidade de aderir ao saque-aniversário do FGTS.

Destaques sobre *** por e-mail

Pontos positivos 

  • Acessível

Não existe nenhum tipo de restrição para os trabalhadores que desejam entrar no no saque-aniversário. Se você tem um Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em seu nome, tem direito de solicitar a entrada.

  • Dinheiro mais valorizado

O atual formato de correção do dinheiro do FGTS é menor do que a inflação, ou seja, o trabalhador tem sempre uma perda do poder de compra ao guardar esta quantia por muito tempo. Quem opta por sacar o saldo todos os anos, pode retirar o dinheiro enquanto ele ainda está valorizado.

Pontos negativos

  • Impedimento de saque em caso de demissão

O trabalhador que opta pelo sistema do saque-aniversário perde automaticamente as benesses do saque-rescisão. Assim, se o indivíduo for demitido sem justa causa, ele não poderá realizar o saque da quantia logo no momento em que mais precisa do dinheiro.

  • Menos dinheiro para a casa própria

Ao retirar a quantia todos os anos, o trabalhador naturalmente permanecerá com menos dinheiro em sua conta, e isso vai significar necessariamente menos chances de financiar uma casa com este FGTS, por exemplo.

Mudanças no saque

Vale lembrar que o atual sistema do saque-aniversário pode passar por mudanças em breve. Em entrevista recente, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), disse que está trabalhando em um projeto que será enviado ao Congresso Nacional.

“Nós apresentamos (o projeto) ao presidente, e ele autorizou encaminhar um projeto com correção dessa injustiça criada pela lei do governo anterior, o saque-aniversário, que proíbe que as pessoas tenham o direito de sacar o que é seu”, declarou Marinho.

“Quero crer que o parlamento não terá um comportamento desse com o conjunto de trabalhadores e trabalhadoras”, disse o ministro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis