Saque do FGTS: Saiba quando tem direito

Contudo, a Caixa Econômica Federal informa que cerca de R$ 50 bilhões permanecem "esquecidos" em contas de FGTS
- Anúncio -

O FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um benefício destinado a todos os trabalhadores com carteira registrada (CLT), funcionando como uma espécie de reserva financeira para emergências, acessível em casos de demissão e outras circunstâncias.

Contudo, a Caixa Econômica Federal informa que cerca de R$ 50 bilhões permanecem “esquecidos” em contas de FGTS, uma vez que muitos funcionários desconhecem a existência desses valores ou não sabem como realizarem o saque.

Entretanto, é possível verificar se há algum saldo disponível de maneira bastante simples. A primeira alternativa é utilizar o aplicativo do FGTS, que está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Basta fazer um cadastro rápido com seus dados pessoais. Outra opção é acessar o site da Caixa, onde você pode entrar com seu CPF e senha registrada, permitindo que você consulte seu saldo, extrato e outras informações sobre suas contas ativas e inativas.

Caso não esteja acostumado a usar a internet, não se preocupe: você pode visitar uma agência da Caixa Econômica Federal pessoalmente, levando seus documentos de identificação.

Saque do meu FGTS

O saque mais comum é o saque-rescisão, que pode ser efetuado quando há uma demissão sem justificativa.

O FGTS serve como sua reserva financeira em emergências. Outro tipo bastante conhecido é o saque-aniversário, permitindo que você retire uma fração do FGTS uma vez a cada ano, mesmo que não tenha sido demitido.

Contudo, um ponto a se considerar é que o saldo remanescente ficará indisponível para saque em caso de demissão. O saque-aniversário é uma opção ao trabalhador.

Além disso, há outras circunstâncias em que é possível fazer o saque do FGTS, como na aposentadoria, na compra de um imóvel, ou em situações de necessidade devido a calamidades públicas.

Você encontrará uma descrição mais detalhada das situações em um documento disponibilizado pela Caixa.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis