1° lote de restituição do IR 2024: Receita abre consulta essa semana!

Pagamento ocorre somente no dia 31 de maio

Se você entregou sua declaração de Imposto de Renda (IR) logo no início da abertura do prazo já pode ser um dos contemplados no primeiro lote. Isso porque a Receita Federal vai liberar nesta sexta-feira, dia 24, a partir das 10h,  a consulta ao primeiro lote de restituição 2024. 

O pagamento será creditado somente no dia 31 de maio na conta que o contribuinte indicou ao submeter a declaração

Quem recebe a restituição do IR no 1º lote?

Os primeiros na fila para receber a restituição do Imposto de Renda são os contribuintes que se enquadram no grupo prioritário, que inclui:

  • Contribuintes com 80 anos ou mais;
  • Indivíduos com mais de 60 anos;
  • Contribuintes com deficiência física ou mental ou com doença grave;
  • Pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • Residentes do Rio Grande do Sul afetados por inundações;
  • Contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou que solicitaram a restituição via PIX.

Destaques sobre *** por e-mail

Após as prioridades legais, as restituições serão pagas conforme a opção escolhida. Aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e solicitaram a restituição via Pix – desde que o CPF seja o mesmo – até 15 de maio também terão prioridade.

Finalmente, a ordem de restituição será determinada pela data de envio da declaração. Quem enviou primeiro, recebe primeiro (veja abaixo o calendário completo de restituição do IR 2024).

Para aqueles que já enviaram, é crucial monitorar o lote da restituição, não apenas para se programar para quando o dinheiro for depositado. 

A consulta do Imposto de Renda nos canais da Receita permite acompanhar a situação da declaração para verificar se há pendências ou se você foi pego na malha fina. Isso também ajuda a evitar surpresas ou o hábito clássico de gastar o dinheiro que ainda não foi depositado na conta.

Como consultar a restituição?

Para conferir se seu nome está neste primeiro lote, acesse a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. 

A página apresenta as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte também já pode retificar o documento.

Assim, a Receita Federal também tem aplicativo disponível para tablets e smartphones. Este possibilita consultar diretamente nas bases do órgão informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Como será feito o pagamento?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, como conta desativada, os valores ainda ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB). 

Dessa forma,  o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida. Pode ser pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis